Uma fachada é a apresentação de uma casa. Quando ela não se apresenta nas melhores condições, o cartão de visita que se apresenta não é o melhor.
Se és um apaixonado por fotografia, e por fachadas, deverás seguir esta conta de Instagram para não perderes “pitada” de algumas das obras mais espetaculares da arquitetura espalhadas pelo mundo. Mas atenção, também tu poderás fazer parte deste catálogo de maravilhas. Se a facadesmood gostar da tua fotografia é muito provável que vá compartilhá-la no seu mural.
Os tempos mudam e as tendências também, nomeadamente as arquitetónicas. A tecnologia permitiu que as fachadas dos edifícios não sejam um elemento estático. Em baixo mostramos-te espetaculares exemplos de fachadas que se movem, sendo que uma tem assinatura portuguesa. Curioso?
O fotógrafo francês Zacharie Gaudrillot-Roy (ZGR) brinca com as imagens para mostrar ao mundo como seria viver numa casa apenas com fachada. Já imaginaste como seria estar no centro de uma cidade repleta de casas sem interior, sem espaços íntimos? Espreita as fotos e tira as tuas próprias conclusões.
A construção sustentável apresenta-se, cada vez mais, como medida de combate às alterações climáticas. A verdade é que a habitação e a arquitetura, em geral, são agentes-chave para a proteção do ambiente. Decidimos mostrar-te alguns exemplos de edifícios com fachadas construídas a partir de materiais reciclados. Curioso?
A arquitetura também pode enganar os sentidos. Como podes ver na galeria de fotos, há edifícios que parecem ser o que não são, criando uma inacreditável ilusão de ótica. Falamos, por exemplo, de fachadas “camufladas” ou de edifícios que parecem estar suspensos no ar. Estás preparado para esta experiência?
No Instagram, Ramin Nasibov define-se como um “caçador de cores”. Designer gráfico de profissão, Nasibov postou a sua primeira fotografia nesta rede social há pouco mais de dois anos. Hoje tem mais de 200.000 seguidores. O seu único objetivo é “encontrar a cor no horizonte cinzento das grandes cidades”. Por isso, cada vez que viaja pela Europa dedica-se a fotografar as fachadas mais chamativas que encontra.
pedro costa e ricardo lopes, fotógrafos e investigadores do centro de estudos sobre a mudança socio-económica e o território, do iscte, andaram por dez cidades do mundo a fotografar as gentes e a dinâmica de “bairros como nós”, uma exposição que estará patente no bairro alto entre terça-feira e domi
vídeo: os esqueletos e abóboras desta casa dançam e “cantam” ao ritmo da famosa banda sonora do filme “caça fantasmas” que os americanos são loucos pelo halloween já se sabia mas, nesta que é considerada a noite mais assustadora do ano, há quem monte um verdadeiro cenário digno de hollywood em
Recebe as nossas últimas notícias no teu endereço eletrónico Subscrever