Tempo médio de recuperação de créditos excede os 4 anos na União Europeia
O mais recente relatório da Autoridade Bancária Europeia (EBA sigla em inglês) volta a chamar a atenção para as grandes diferenças entre os países da União Europeia no que toca à recuperação de empréstimos em incumprimento. Segundo a análise, persistem disparidades significativas entre os 27 Estados-Membros, tanto na taxa de recuperação como nos custos e no tempo necessário para reaver o crédito.
Cáritas já recebe pedidos de quem não consegue pagar empréstimo da casa
A associação Cáritas já começou a receber pedidos de ajuda de pessoas que não conseguem pagar os seus empréstimos habitação devido à subida das taxas de juro, medida que causou “pânico imediato”, segundo a presidente da instituição, Rita Valadas. “O receio das pessoas, a angústia com que se aproximavam de nós a dizer 'ai, se eu perco a minha casa'. É que nós tivemos uma crise em que houve muita gente a perder a casa; é recente ainda, está na memória das pessoas”, afirmou a responsável.
Trocado por miúdos: É possível renegociar créditos? Sim, e traz poupanças!
Os portugueses continuam com dificuldades em cumprir com as responsabilidades de crédito. Mas é possível renegociar os créditos e até se pode conseguir poupar dinheiro com esta opção. Fica a saber mais sobre este assunto. Artigo escrito para o idealista/news, no âmbito da rubrica “Trocado por Miúdos”, por João Raposo, partner da Reorganiza.
crédito malparado: há menos famílias incumpridoras que há um ano
o número de famílias com crédito malparado está a diminuir no país, havendo agora menos de 690 mil casais em situação de incumprimento, sendo que a maior parte dos empréstimos de cobrança duvidosa dizem respeito a empréstimos para consumo e outros fins.