
Confiança dos consumidores e clima económico aceleram em maio
O indicador de confiança dos consumidores aumentou em maio depois de ter diminuído nos dois meses anteriores e de ter atingido, em abril, o valor mais baixo desde março de 2024. A subir está, também, o indicador de clima económico, que cresceu em abril e maio, interrompendo o movimento descendente observado nos três meses anteriores. Em causa estão dados divulgados esta terça-feira (27 de maio de 2025) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Confiança dos consumidores em queda e clima económico a crescer
O indicador de confiança dos consumidores diminuiu em outubro, após ter subido em setembro, tendo o indicador de clima económico voltado a aumentar, mantendo-se em máximos desde abril de 2023, segundo dados divulgados recentemente pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Radiografia do dia: Evolução do indicador de clima económico desde 1989
Em agosto, o indicador de clima económico recuperou ligeiramente, prolongando o perfil crescente iniciado em janeiro de 2013 e fixando o máximo desde julho de 2008. Já o indicador de confiança dos consumidores agravou-se ligeiramente, depois de registar o valor mais elevado desde janeiro de 2007, suspendendo o acentuado movimento ascendente observado desde o início de 2013.

radiografia do dia: evolução do indicador de clima económico nos últimos anos
o indicador de clima económico e a confiança dos consumidores recuperaram em janeiro e fevereiro, ainda que de forma ligeira, depois de terem atingido mínimos da série em dezembro.