A lua continua a marcar ritmos invisíveis que atravessam o tempo, as culturas e até os hábitos mais simples do quotidiano. Em 2026, o interesse pelo calendário lunar mantém-se forte, seja para quem observa o céu, segue as práticas agrícolas tradicionais ou procura alinhar decisões com os ciclos
Depois dos primeiros eclipses de 2025, setembro traz dois dos fenómenos celestes mais aguardados do ano.O grande destaque vai para o eclipse lunar total, também conhecido como Lua de Sangue, que será o mais longo de 2025 e vai pintar o céu de vermelho durante mais de uma hora.
Nesta madrugada de 14 de março de 2025, o céu ficou iluminado com um espetáculo celestial raro e hipnotizante: a Lua de Sangue.
A lua ficou vermelha na madrugada de 14 para 15 de abril. O primeiro ecplise total de 2014 foi visível sobretudo no continente americano e não pôde ser visto em Portugal. O fenómeno faz com que a Lua adquira uma tonalidade que pode variar entre amarelo-escuro e vermelho-alaranjado vivo, ou mesmo cor de cobre, com o satélite a alinhar-se na sombra da Terra, em relação ao Sol.
Recebe as nossas últimas notícias no teu endereço eletrónico Subscrever