Reunimos algumas informações sobre a Lua de Sangue e quais são os eventos astrológicos raros previstos para este ano.
Comentários: 0
Lua vermelha
Unsplash

Nesta madrugada de 14 de março de 2025, o céu ficou iluminado com um espetáculo celestial raro e hipnotizante: a Lua de Sangue. Este fenómeno ocorre quando um eclipse lunar total coincide com uma Super Lua, conferindo ao nosso satélite natural uma tonalidade avermelhada intensa. 

O efeito deve-se à forma como a luz solar atravessa a atmosfera terrestre, dispersando as cores azul e violeta e deixando apenas os tons avermelhados iluminarem a superfície lunar.

Para aqueles que perderam este fenómeno reunimos os próximos eclipses em Portugal e procuramos perceber que significado é que têm para as nossas vidas.

Lua de Sangue e outros fenómenos a não perder em 2025

lua cheia entre árvores
Unsplash

Se a Lua de Sangue de 14 de março já te deixou com muita curiosidade, então marca na agenda os outros eventos astrológicos raros deste ano:

  • 29 de março: poderás contar com um eclipse parcial do Sol, que felizmente poderá ser observado em Portugal. Embora não tenha o impacto visual de um eclipse total, ainda assim será uma boa oportunidade para contemplar este fenómeno raro e aprender mais sobre a interação entre o Sol, a Lua e a Terra;
  • 15 de abril: acontecerá um pequeno alinhamento de Neptuno, Mercúrio, Saturno e Vénus. Os quatro planetas vão surgir alinhados no céu, formando um espetáculo visível ao amanhecer. Com a ajuda de binóculos ou de um telescópio, poderás distinguir melhor os diferentes planetas e perceber como a sua posição muda ao longo dos dias;
  • 11 de agosto: ocorre um grande alinhamento de Mercúrio, Júpiter, Vénus, Urano, Neptuno e Saturno. Este será um dos momentos altos do ano para os amantes do espaço, porque os seis planetas estarão visíveis numa linha quase perfeita no céu, um verdadeiro desfile cósmico que acontece apenas em períodos muito específicos. Com um céu limpo e pouca poluição luminosa, será possível ver a olho nu alguns destes planetas, enquanto os mais distantes, como Urano e Neptuno, exigirão a ajuda de um telescópio;
  • 21 de setembro: está previsto um eclipse parcial do Sol que infelizmente não poderá ser observado a partir de Portugal, mas será visível noutras partes do mundo. Nestes fenómenos, apenas uma parte do disco solar é encoberta pela Lua, criando um efeito semelhante a uma “dentada” no Sol. Ainda assim, será um bom pretexto para acompanhar transmissões ao vivo e aprender mais sobre os mistérios do cosmos.

Prepara os binóculos e fica atento ao céu para que possas realmente explorar o espaço. 

Qual o significado da 'Lua de sangue'?

Lua de sangue
Freepik

Porque razão a Lua ficou vermelha? Um eclipse lunar acontece quando a Terra se posiciona entre o Sol e a Lua, projetando a sua sombra sobre o nosso satélite natural. Durante um eclipse total da Lua, esta não desaparece completamente do céu, mas adquire uma tonalidade avermelhada. 

Este efeito deve-se à forma como a luz solar interage com a atmosfera terrestre. A luz azul e violeta dispersa-se mais facilmente, enquanto os tons vermelhos e alaranjados conseguem atravessar a atmosfera e atingir a superfície lunar, criando a famosa “Lua de Sangue”.

Ainda que este fenómeno não ocorra todos os meses, porque a órbita da Lua está ligeiramente inclinada em relação à da Terra, não faltarão oportunidades para observar eventos astrológicos igualmente fascinantes. 

Além disso, este fenómeno, apesar de espetacular, tem um efeito semelhante ao que acontece diariamente ao nascer e pôr do Sol, quando o céu se pinta de tons alaranjados e vermelhos. 

Que impacto tem os fenómenos raros? 

O que causam os eclipses em nós?
Freepik

Depois de um eclipse lunar, poderás sentir algumas sensações e efeitos curiosos. Eis algumas das coisas sobre as quais deverás prestar atenção:

  • Alterações no sono e nos sonhos: o teu descanso pode ser afetado, com noites mais agitadas ou sonhos mais intensos e vívidos. Muitas culturas acreditam que os eclipses trazem mensagens simbólicas através dos sonhos;
  • Maior sensibilidade emocional: nos dias seguintes a um eclipse podes sentir-te mais introspetivo ou emocionalmente mais instável. Isto acontece porque o eclipse representa um momento de deixar para trás algumas situações emocionais que já não precisas. Na verdade, nas tradições espirituais, os eclipses são momentos de transformação interior e de completa renovação;
  • Variações na energia e disposição: algumas pessoas sentem-se mais cansadas, enquanto outras notam um aumento de energia e motivação, algo relacionado com fatores psicológicos ou até pequenas alterações nos ritmos biológicos;

Presta a máxima atenção à luminosidade do céu à noite, ao comportamento dos animais ou até à forma como te sentes em relação ao espaço à tua volta. Os eclipses lembram-nos que a natureza está em constante mudança e que tudo está interligado.

Também podes analisar o teu mapa astral para identificar quais as áreas da tua vida que poderão sentir mais impacto com o recente eclipse da Lua de Sangue, seja no campo familiar, nas relações, na carreira, na vida financeira ou até no teu desenvolvimento pessoal.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta