Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Obras

Últimas notícias sobre "Obras" publicadas em idealista.pt/news

Metro do Porto ganha a posse de 29 imóveis para construir Linha Rosa

O Governo autorizou a Metro do Porto a tomar a posse administrativa de 29 imóveis necessários para construir a Linha Rosa, entre a Praça da Liberdade e a Casa da Música. Uma decisão, de resto, que consta no despacho publicado em Diário da República (DR) no dia 25 de maio de 2020.

Notícia sobre:

Construção: federação exige criação de “estratégia global que defenda a saúde dos trabalhadores”

A Federação Portuguesa dos Sindicatos da Construção, Cerâmica e Vidro (FEVICCOM) considera que “os rastreios a todos os trabalhadores” do setor “são essenciais, mas não bastam”. A entidade exige mais, nomeadamente “uma estratégia global que defenda a saúde dos trabalhadores”. De recordar que muitos dos recentes casos de Covid-19 que estão a surgir em Portugal, nomeadamente em Lisboa, são em obras, havendo “centenas de infetados nos locais de trabalho, num setor que emprega quase meio milhão de trabalhadores”.

Notícia sobre:

Construção vive “período difícil e incerto”... mas resistiu ao primeiro impacto da pandemia

A construção atravessa, à semelhança de outros setores, “um período difícil e incerto”, mas “regista um menor impacto imediato sobre a sua atividade, uma vez que a declaração de Estado de Emergência não determinou a suspensão das obras, a exemplo do que se passou na generalidade dos países”. A garantia é dada pela Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), que considera que o setor susteve o primeiro impacto causado pela pandemia do novo coronavírus. 

Notícia sobre:

Covid-19: importância do digital para o imobiliário e construção em debate amanhã

Estarão os setores do imobiliário e da construção a acompanhar as mudanças tecnológicas e, desta forma, a aproveitar as novas ferramentas existentes no “mundo online” para melhorarem o desempenhos dos seus negócios, sobretudo nesta fase de pandemia de novo coronavírus? A(s) resposta(s) a esta pergunta pode ser dada amanhã (2 de junho de 2020), às 15h, no segundo webinar do ciclo de Webinars TEKSIL 2020, organizados pelo Salão Imobiliário de Portugal – SIL e pela Tektónica – Feira Internacional da Construção e Obras Públicas.

Notícia sobre:

Cuidado nas obras: autoridades alertam para subidas de contágios na construção

Nos últimos dias, a região de Lisboa e Vale do Tejo tem registado o maior aumento de novos casos de Covid-19 no país, tendo a diretora-geral de Saúde atribuido esse fenómeno à situação no polo logístico da Azambuja e a “pequenos surtos em obras diversas, com pessoas que vão de um lado para o outro”. Graça Freitas assegurou, no entanto, que a situação está a ser acompanhada “com muita atenção”.

Notícia sobre:

Feira Popular de Lisboa com decisão “favorável condicionada” do ambiente – projeto será adaptado

Luz ao fundo do túnel para a construção da futura Feira Popular de Lisboa, num terreno em Carnide com cerca de 20 hectares? A Declaração de Impacte Ambiental (DIA) já foi publicada, mas aponta impactos negativos em termos de saúde, ruído e alterações climáticas, tendo, por isso, uma decisão “favorável condicionada”. A Câmara Municipal de Lisboa (CML) terá agora de apresentar o projeto final, com adaptações, e só depois é que receberá a aprovação final em termos ambientais.

Notícia sobre:

Efeitos do confinamento: portugueses decidiram que querem fazer obras em casa

Os portugueses estiveram durante muito tempo confinados em casa, devido à pandemia do novo coronavírus. Uma situação que despertou o interesse em remondelá-la, segundo um inquérito realizado pela empresa de estudos de mercado Boutique Research, que auscultou as motivações dos portugueses após o período de confinamento social. De acordo com o mesmo, apesar de satisfeitos com os suas habitações, 55% dos portugueses diz ter vontade de fazer alterações nas mesmas, sendo que pintar o interior, remodelar casas de banho e a cozinha são as intervenções mais desejadas. 

Notícia sobre:

Subida dos custos de construção de habitação nova abranda em março à custa da Covid-19

Em março, já em plena pandemia de novo coronavírus, os custos de construção de habitação nova subiram 0,6% face ao mesmo mês do ano passado. Trata-se, no entanto, de um aumento homólogo muito inferior face ao verificado nos últimos meses – em fevereiro, por exemplo, tinha sido de 2,1% e em janeiro de 2,7%. Em causa estão estimativas divulgadas esta segunda-feira (11 de maio de 2020) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). 

Notícia sobre: