Os portugueses continuam a apostar nas obras residenciais. Só no primeiro semestre do ano, a MELOM/Querido Mudei a Casa Obras (QMACO) faturou 12.730.970 euros, com um volume de adjudicações de 14.352.542 euros, correspondentes a 504 obras adjudicadas. O valor médio por obra cresceu face a período homólogo, chegando aos 28.477 euros.
A atividade da QMACO também registou um crescimento em igual período, de 27,1%, tendo faturado 5.528.350 euros. O principal destaque vai para a região Norte, que cresceu 58,1% nos primeiros seis meses do ano, comparativamente ao primeiro semestre de 2025, com uma faturação de 2.986.877 euros.
Remodelações gerais e apartamentos lideram os pedidos
De acordo com a análise da QMACO, 34% dos pedidos registados referem-se a remodelações gerais, muito acima dos pedidos seguintes, de remodelações de casas de banho e de cozinhas que representaram, respetivamente, 11% e 10% dos pedidos. Quanto ao tipo de imóveis, os apartamentos lideram os pedidos (46%), embora com uma diferença pouca significativa das moradias (42%). Já no que respeita às tipologias, foram os T3 e os T2 os mais procurados para fazer a realização de obras, com 29% e 26% dos pedidos, respetivamente.
A maioria dos pedidos (35%) corresponderam a um orçamento até 5.000 euros, enquanto os pedidos superiores a 30.000 euros não superaram os 20%. Talvez por isso, mais de metade dos clientes (55%) tenham optado por não recorrer a financiamento para as obras e apenas 27% recorreram a financiamento integral ou parcial.
Em comunicado, o Diretor-Geral da MELOM e da QMACO, Vasco Magalhães, afirma que “os resultados do primeiro semestre refletem a evolução da atividade do grupo e a confiança que os clientes continuam a depositar nas marcas”. O responsável deixa ainda uma garantia: “Continuaremos focados em disponibilizar soluções de remodelação ajustadas às necessidades do mercado, reforçando a qualidade do serviço, a proximidade e o apoio prestado aos nossos clientes em todo o país”.
Atualmente, a rede da MELOM e da QMACO é composta por 78 unidades em todo o território nacional (41 unidades MELOM e 37 unidades QMACO).
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Fica a saber mais sobre o idealista/news.
Whatsapp idealista/news Portugal






Para poder comentar deves entrar na tua conta