Professor é a Palavra do Ano 2023

A Palavra do Ano 2023 é…

“Professor” é a Palavra do Ano 2023. “Os professores continuam a reivindicar a valorização da profissão em centenas de protestos por todo o país”, lê-se no site da iniciativa, organizada pela Porto Editora. A verdade é que “professor” foi, sem dúvida, a palavra mais votada, tendo recolhido quase metade (48,1%) dos votos. A completar o pódio encontram-se as palavras “médico” e “inteligência artificial”, com 9,99% e 9,96% de votos, respetivamente.
Guerra é a Palavra do Ano 2022

A Palavra do Ano 2022 é…

“Guerra” é a Palavra do Ano 2022. “A invasão da Ucrânia pela Rússia deu início ao maior conflito militar na Europa desde a Segunda Guerra Mundial”, lê-se no site da iniciativa, organizada pela Porto Editora. A verdade é que “guerra” foi, de longe, a palavra mais votada, tendo recolhido mais de metade (54%) dos votos. A completar o pódio encontram-se as palavras “inflação” e “urgências”, com 18,8% e 6,6% de votos, respetivamente. 
'Goblin mode' é a palavra do ano do dicionário Oxford

'Goblin mode' é a palavra do ano - o que significa afinal? Explicamos

Pela primeira vez, a Universidade de Oxford (UO) escolheu a palavra do ano 2022 através de votação do público, onde foi possível eleger de entre uma das três opções: goblin mode, metaverso e o hastag #IStandWith, que se popularizou em solidariedade à Ucrânia, depois da invasão da Rússia. Goblin mode
Palavra do Ano 2022

Qual será a Palavra do Ano 2022? Estas são as hipóteses…

Abusos, ciberataque, energia, guerra, inflação, juros, nuclear, rainha, seca e urgências. Uma destas será a Palavra do Ano 2022, sendo que os interessados podem votar na sua preferida até dia 31 de dezembro de 2022. A vencedora será conhecida nos primeiros dias de 2023.
Palavra do Ano 2021: estas são as 10 finalistas

Palavra do Ano 2021: estas são as 10 finalistas

Já são conhecidas as dez candidatas a Palavra do Ano 2021. “Apagão”, “bazuca”, “criptomoeda”, “mobilidade”, “moratória”, “orçamento”, “podcast”, “resiliência”, “teletrabalho" e “vacina” são as dez finalistas, numa lista elaborada a partir de propostas de cidadãos e de pesquisas efetuadas no Dicionário da Língua Portuguesa. A votação decorre até 31 de dezembro de 2021, sendo que a vencedora será conhecida no início de janeiro de 2022. 
Saudade foi a PALAVRA DO ANO 2020

Saudade foi a PALAVRA DO ANO 2020

“Saudade” foi a PALAVRA DO ANO 2020, tendo levado a melhor sobre as outras nove palavras candidatas, com 26,8% dos votos. “Covid-19” (24,4%) e “pandemia” (17,03%) ocupam o segundo e terceiro lugares do pódio, respetivamente, segundo a Lusa.
Qual será a PALAVRA DO ANO 2020? Votações abertas até final do ano

Qual será a PALAVRA DO ANO 2020? Votações abertas até final do ano

É caso para dizer que em ano de pandemia de Covid-19 não se falou de outra coisa a não ser do novo coronavírus. São várias as palavras relacionadas com o tema que integram o concurso deste ano da PALAVRA DO ANO, “uma iniciativa da Porto Editora que tem como principal objetivo sublinhar a riqueza lexical e o dinamismo criativo da língua portuguesa”, lê-se no site da iniciativa, que se celebra desde 2009.
Radiografia do dia: A Palavra do Ano 2014 é…

Radiografia do dia: A Palavra do Ano 2014 é…

“Corrupção” foi eleita a Palavra do Ano 2014. A escolha foi feita pelos portugueses através de votação direta no site Infopédia.pt durante o mês de dezembro. A palavra vencedora obteve 25% dos votos e levou a melhor sobre “xurdir” e “selfie”, que ficaram em segundo e terceiro lugares, respetivamente. Em causa está um concurso promovido, pela sexta vez, pela Porto Editora.
Radiografia do dia: Qual destas será a Palavra do Ano 2014?

Radiografia do dia: Qual destas será a Palavra do Ano 2014?

“Banco”, “basqueiro”, “cibervadiagem”, “corrupção”, “ébola”, “legionela”, “gamificação”, “jihadismo”, “selfie” e “xurdir”. Estas são as dez palavras candidatas a Palavra do Ano 2014, um concurso que a Porto Editora promove pela sexta vez. A votação está aberta até dia 31 de dezembro e é feita através do site Infopédia.pt. A palavra vencedora é conhecida em janeiro de 2015.