Lisboa inaugura espaço verde em homenagem ao Papa Francisco
A Câmara de Lisboa inaugurou, no final julho de 2025, o Parque Papa Francisco, em memória dos “momentos únicos de união” durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2023, e com o desígnio de ser um local de “inspiração para a paz”. A inauguração do Parque Papa Francisco, anteriormente designado de Parque Tejo — espaço verde que liga Lisboa ao concelho vizinho de Loures —, decorreu no palco-altar da JMJ e integrou-se no âmbito do 16.º World Scout Moot, evento que reúne milhares de escuteiros de todo o mundo, acampados no local.
Vale de Chelas vai renascer e será novo "pulmão verde" de Lisboa
A Câmara de Lisboa aprovou esta quarta-feira (dia 9 de abril) a criação da Área de Reabilitação Urbana (ARU) do Vale de Chelas, que permitirá uma intervenção integrada de requalificação e regeneração urbana e ambiental deste território, com cerca de 194 hectares.“O Vale de Chelas será um novo pulmão
Parque Tejo: a herança com "impacto positivo" que a JMJ vai deixar
Há cerca de 25 anos decorria a Expo 98 em Lisboa, que foi o pontapé de partida para criar uma nova centralidade na zona Oriental da capital cheia de casas, serviços e infraestruturas, o Parque das Nações. Agora, assiste-se à revitalização do Parque Tejo, a propósito da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que vai ter “um impacto certamente positivo” no desenvolvimento social e urbano do Parque das Nações, admite Gonçalo Antunes, professor universitário na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCT-NOVA), em entrevista ao idealista/news.
JMJ: parque verde nasce em Loures com investimento de 3,5 milhões
Os terrenos do concelho de Loures que vão acolher a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) vão dar lugar, em 2024, a um parque verde, num investimento de 3,5 milhões de euros, foi no sábado (dia 28 de julho) anunciado.
Há cinco candidatos na corrida ao Oceanário de Lisboa
O prazo para a entrega de propostas para a concessão do Oceanário de Lisboa terminou sexta-feira, dia 12, e o Governo recebeu cinco propostas. Na lista estão a Sociedade Francisco Manuel dos Santos, a Mundo Aquático, os espanhóis da Aspro Parks e da Parque Reunidos e os franceses da Compagnie des Alpes.
Terminam hoje as candidaturas ao Oceanário. Franceses Compagnie des Alpes estão na corrida
Termina hoje o prazo para concorrer à concessão do Oceanário de Lisboa pelo prazo de 30 anos. A empresa francesa Compagnie des Alpes também está na corrida ao equipamento. Recentemente o Governo disse que havia “vários candidatos” interessados.