Emprego cresce em Portugal para máximos históricos
No primeiro trimestre de 2025, a população empregada em Portugal voltou a acelerar, para 5,18 milhões de pessoas. Os dados divulgados recentemente pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) indicam que havia, no final de março, mais 122 mil indivíduos (2,4%) empregados face ao mesmo período do ano passado, sendo este, os 5,18 milhões de pessoas, o valor mais elevado de sempre – os dados contabilizados pelo INE começam no segundo trimestre de 1983.
Risco de pobreza em Portugal afeta cinco vezes mais os desempegados
Em 2022, 17% das pessoas residentes em Portugal estavam em risco de pobreza, tendo a taxa de risco de pobreza para a população desempregada ascendido a 46,7%, significativamente superior à da população empregada, que foi de 10%. Significa, então, que o risco de pobreza entre os desempregados foi cinco vezes o dos empregados. Em causa estão dados divulgados esta terça-feira (20 de fevereiro de 2024) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
segurança social sustenta quase metade dos portugueses
quase metade dos portugueses (4,8 milhões) depende da segurança social para viver, um número acima da população empregada (4,5 milhões). são sobretudo pensionistas, a que se somam os desempregados.