
Imobiliária da Parpública vendeu 28 imóveis por quase 100 milhões de euros em 2015
As vendas da imobiliária do Estado voltaram no ano passado a níveis próximos dos registados em 2007, antes de se verificar uma crise no setor. Em 2015, a Estamo “desfez-se” de 28 imóveis, arrecadando quase 100 milhões de euros, mais de 700% que no ano anterior.
Parpública ultima fusão das empresas de imobiliário, após ano negro de vendas
Ainda durante o primeiro semestre de 2015, a Parpública deverá concluir o processo de fusão das empresas de imobiliário que a holding do Estado tem em curso. A reestruturação, que acontece após mais um ano de perdas recorde nas vendas da Parpública nesta área de negócio, implica o desaparecimento da Sagestamo, Lazer e Floresta e Baía Tejo.

Rumores
Dívida sobe 6.000 milhões com reclassificação de empresas do Estado: A dívida do Estado vai aumentar no mínimo 6.000 milhões de euros com a entrada de novas entidades no perímetro das contas públicas a partir de setembro.

parpública teve 65,5 milhões de prejuízo no negócio imobiliário
a parpública, holding do estado, perdeu 65,5 milhões de euros no negócio imobiliário no ano passado, um prejuízo significativo quando comparado com 2010 (oito milhões de euros).
extinção da parpública em dúvida por causa dos imóveis do estado
o governo tem de definir o que fazer com a parpública até ao fim do ano, se a extingue ou se aposta na sua consolidação. uma decisão, no entanto, que parece não ser fácil de tomar.

imobiliário da parpública com quebra de 37 milhões este ano
os activos imobiliários da parpública estão avaliados em 1,9 mil milhões de euros, 10% da carteira da “hollding” estatal.

estado emprestou 1200 milhões a empresa que lhe compra imóveis
a estamo, empresa do grupo parpública do sector imobiliário, comprou ao estado e a outras entidades públicas mais de 200 imóveis no passado, num património custou cerca de 360 milhões de euros. no total, o valor do empréstimo contraído pela estamo rondava os 1200 milhões no final de 2010.