Comentários: 0
Vendas da Estamo voltaram em 2015 a níveis próximos dos registados em 2007 (Foto: Público).

As vendas da imobiliária do Estado voltaram no ano passado a níveis próximos dos registados em 2007, antes de se verificar uma crise no setor. Em 2015, a Estamo “desfez-se” de 28 imóveis, arrecadando quase 100 milhões de euros, mais de 700% que no ano anterior.

Segundo o Público, que se apoia em dados da Estamo, que foi alvo de uma reestruturação no ano passado, foram escrituradas vendas de 98,5 milhões de euros em 2015. Um valor que só encontra paralelo nos 106 milhões arrecadados em 2007. Em 2014, por exemplo, as receitas foram apenas de 11,9 milhões de euros.

Fonte da Parpública, grupo estatal onde está integrada a Estamo, revelou que o aumento de vendas verificado em 2015 ficou a dever-se à “aposta na intensificação das vendas, aproveitando uma conjuntura que se vem revelando incomparavelmente mais favorável”.

O facto da Estamo se ter fundido com outras duas empresas públicas, a Lazer e Floresta e a Consest, e da própria Parpública ter incorporado, por fusão, a Sagestamo (a subholding que agregava o negócio imobiliário), também ajudou ao aumento das vendas. “Permite à Estamo concentrar a atividade e equipa” na atividade principal, explicou a Parpública. Citada pela publicação, a fonte adiantou que para este ano “as expetativas vão no sentido de que as vendas se cifrem em valores próximos dos do exercício findo”.

Na lista de imóveis alienados em 2015, destaque para a venda do antigo Convento de Santa Joana, em Lisboa, por 11,2 milhões de euros. A transação ocorreu em dezembro e o comprador foi o grupo de investimento imobiliário AM48 Capital. Houve ainda uma operação no valor de 10,3 milhões, arrecadados com a venda de um edifício na capital à Krestlis Portugal. De referir ainda que a Câmara Municipal de Cascais adquiriu dois imóveis à Estamo por 10,9 milhões e que a Câmara Municipal do Bombarral pagou 370.000 euros pelas antigas instalações do Instituto da Vinha e do Vinho.

No que diz respeito às compras, e tal como tem acontecido nos últimos anos, a Estamo não voltou em 2015 a ir ao mercado. As únicas transações divulgadas pela empresa, num valor de 15,5 milhões de euros, dizem respeito à concretização de títulos de adjudicação por ajuste direto (TAAD). 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade