
Férias em tempos de crise: dicas e cuidados a ter ao recorrer ao crédito
O calor “aperta” e as férias estão aí a porta para muitas famílias. Mas os últimos tempos têm sido marcados por perda de poder de compra, devido à alta taxa de inflação e ao aumento dos encargos com a casa, por exemplo, o que levou muitas pessoas a ter de recorrer a poupanças. Agora que o merecido período de descanso está a chegar há que “fazer contas à vida”. Será que recorrer ao crédito é uma boa opção? Explicamos tudo sobre este tema no artigo de hoje da Deco Alerta.

Taxa de inflação desce (mesmo) para 3,4% em junho
Agora é oficial, a inflação está mesmo a descer em Portugal: em junho, a taxa de inflação homóloga recuou para 3,4%, ficando 0,6 pontos percentuais (p.p.) abaixo da registada em maio (4%), confirmou esta quarta-feira (12 de julho de 2023) o Instituto Nacional de Estatística (INE). Este é um valor bem inferior quando comparado com o registado há um ano – a inflação chegou aos 8,7% em junho de 2022.

Taxa de inflação na UE à lupa: Portugal tem a segunda mais baixa
A taxa de inflação anual não para de crescer na Europa, tendo-se fixado, em setembro, nos 3,4% na Zona Euro e nos 3,6% na União Europeia (UE). Portugal teve a segunda taxa mais baixa de todas (1,3%) – idêntica à registada em agosto –, a seguir a Malta (0,7%). Em causa estão dados divulgados recentemente pelo Eurostat.

Radiografia do dia: taxa de inflação na UE
Em setembro, a taxa de inflação anual baixou para 1,1% na Zona Euro e 1,3% na União Europeia (UE). Segundo dados do Eurostat, Portugal teve a sexta taxa mais baixa (0,3%), a par de Chipre. Ainda assim, verificou-se uma ligeira subida face a agosto (0,2%)