banco de terras

Banco de terras público proposto pelo PS aprovado na generalidade

O projeto do PS para a criação de um banco de terras e de um fundo de mobilização de solos sem dono conhecido foi aprovado esta quinta-feira, 22 de setembro de 2022, na generalidade com o apoio do Bloco de Esquerda e Livre. PCP e Iniciativa Liberal votaram contra o diploma proveniente da bancada socialista, enquanto PSD, Chega e PAN optaram pela abstenção.
PS quer criar banco de terras público para terrenos sem proprietário

PS quer criar banco de terras público para terrenos sem proprietário

O PS vai avançar com um projeto para a criação um banco de terras público, visando promover a gestão integrada de terrenos sem proprietário conhecido, “sem colidir com a Constituição” em matéria de propriedade privada. Este projeto de lei vai ser debatido em plenário no Parlamento no próximo dia 22 e, segundo o líder parlamentar do PS, irá “completar a reforma da floresta” apresentada pelo Governo em 2017, insistindo-se com um diploma que foi chumbado nessa legislatura em que os socialistas governaram com maioria relativa.
Empréstimos para incentivar emparcelamento de terras com luz verde do Governo

Empréstimos para incentivar emparcelamento de terras com luz verde do Governo

Chama-se “Emparcelar para Ordenar” e é um programa que integra o Programa de Transformação da Paisagem (PTP), que foi aprovado pelo Governo esta quinta-feira (21 de maio de 2020). Visa “fomentar o aumento da dimensão física dos prédios rústicos em contexto de minifúndio e, assim, aumentar a viabilidade e sustentabilidade económica, social e ambiental”, refere o Executivo, em comunicado.

cerca de 10 a 20% do território português não tem dono

em portugal há entre 10 a 20% de terras sem proprietário privado, conclui um estudo sobre "cadastro e propriedade rústica em portugal” que vai ser apresentado esta quinta-feira no porto. em entrevista à agência lusa a propósito do novo estudo, rodrigo sarmento de beires, o autor do mesmo, admitiu qu