Transparência e corrupção

Portugal cai no Índice de Percepção da Corrupção: é 43º em 180 países

Portugal caiu nove lugares no Índice de Percepção da Corrupção 2024: ocupava a 34ª posição e está agora na 43ª, num total de 180 países analisados, com 57 pontos, o valor mais baixo de sempre. O Índice de Percepção da Corrupção 2024, que foi divulgado esta terça-feira (11 de fevereiro de 2025) pela Transparência Internacional, tem uma escala de 0 a 100, em que 0 é o mais corrupto possível e 100 é não corrupto.

TdC questiona venda de 3 imóveis em Cascais a chineses por 2 milhões

A Câmara Municipal de Cascais (CMC) vendeu dois armazéns e um terreno por 1,75 milhões de euros à empresa chinesa ShiningJoy. Mas este negócio imobiliário está a ser posto em causa pelo Tribunal de Contas (TdC), por alegada falta de transparência e ausência de concorrência, concluindo mesmo que a transação veio favorecer os interesses da empresa chinesa em detrimento do interesse público. Ainda assim, os membros da autarquia não podem ser responsabilizados.
Google Analytics e protecção de dados

Itália proíbe uso do Google Analytics

O órgão que garante a privacidade na Itália (Guarante Privacy) começou a tomar medidas contra o Google Analytics, à semelhança do que aconteceu em França e Áustria. Na quinta-feira (23 de junho de 2022), advertiu a empresa Caffeina Media srl, que utilizava essa ferramenta no seu site, pedindo para removê-la no prazo de 90 dias. Mas o pedido refere-se informalmente a todas as empresas que utilizam o Google Analytics, pois o problema é generalizado. O órgão italiano concluiu que a ferramenta está a fazer uma transferência ilegal de dados europeus para os EUA.