Transporte aéreo em Portugal

Movimento de passageiros nos aeroportos nacionais em alta

Os aeroportos nacionais movimentaram 6,2 milhões de passageiros em maio, uma subida homóloga de 15,2% e 10,7% acima de maio de 2019, antes da pandemia, divulgou recentemente o Instituto Nacional de Estatística (INE). “Desde o início de 2023 têm-se verificado máximos históricos nos valores mensais de passageiros nos aeroportos nacionais”, destaca o INE nas “Estatísticas Rápidas do Transporte Aéreo” relativas a maio.
Tráfego aéreo com quebra histórica em 2020 devido à pandemia

Tráfego aéreo com quebra histórica em 2020 devido à pandemia

A indústria da aviação sentiu “na pele” os efeitos da pandemia da Covid-19, tendo as viagens de avião, quer seja por motivos pessoais ou profissionais, desacelerado de forma brutal. O ano de 2020 foi, de resto, “o pior da história” no que diz respeito à procura de viagens aéreas. Segundo a Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA, na sigla original), o tráfego global de passageiros medido em receita por passageiro-quilómetro diminuiu 65,9% em comparação com 2019.

Ryanair cai no vermelho e avança com reorganização

A companhia aérea irlandesa de baixo custo Ryanair registou perdas de 20 milhões de euros no terceiro trimestre do ano fiscal 2018-2019, terminado a 31 de dezembro de 2018. Um valor que compara com lucros de 106 milhões um ano antes. Vai haver uma reorganização na empresa. 
Voar na Ryanair vai ser mais barato

Voar na Ryanair vai ser mais barato

Os lucros da Ryanair aumentaram – a empresa estima uma subida na ordem dos 13% para este ano –, mas a companhia aérea low-cost quer continuar “agressiva” no mercado, que por si só já é competitivo. Nesse sentido, a transportadora prevê baixar o preço médio das tarifas cerca de 7% até final do ano.