
O Convento de São Francisco, situado na histórica cidade de Santarém, constitui um dos melhores exemplares do gótico mendicante em Portugal. O convento foi fundado em 1242 por D. Sancho II, aquando do estabelecimento dos franciscanos na cidade. A extinção das ordens religiosas masculinas, em 1834, e o incêndio de 1940 acabaram por levar ao estado de degradação em que o conjunto se encontra atualmente. Descobre tudo sobre o Convento de São Francisco.
Convento de São Francisco: história e fundação

Estabelecido em 1242 sob a orientação de D. Sancho II, o Convento de São Francisco tem sido um centro religioso e cultural de grande importância. Destaca-se o evento do juramento de D. João II como futuro rei de Portugal em 1477.
A fundação deste convento ocorreu num período em que a ordem franciscana estava em rápida expansão pela Europa, procurando estabelecer locais de culto que fossem acessíveis ao povo, alinhados com os seus ideais de pobreza e simplicidade.
Após várias décadas fechado ao público, a Câmara Municipal de Santarém, decide efetuar recuperações no monumento e abri-lo ao público em 24 de Julho de 2009, integrando-o no estatuto dos restantes monumentos da cidade. O Convento foi classificado como Monumento Nacional em 1917.
A arquitetura do Convento de São Francisco

A estrutura do Convento de São Francisco é marcada pela sua singularidade arquitetónica, que reflete a evolução do estilo gótico mendicante em Portugal. O pórtico, que se rompe na fachada, tem quatro arquivoltas rendilhadas de arcos ogivais pouco apontados, sobre colunas capitelizadas, rematando num gablete liso. Este pórtico dá acesso a um alpendre abobadado, apoiado sob fustes curtos. O grande vão que rasga a frontaria destina-se a receber a rosácea.
O interior da igreja, tercentista, é de três naves com as laterais mais baixas. A abóbada nervada, de soberbo efeito, ostenta nos fechos as armas régias de D. Fernando. No século XVI, o convento foi enriquecido com a adição de um coro baixo e um grande claustro, ampliando significativamente o seu espaço e funcionalidade.
Convento de São Francisco: horários e bilhetes
O Convento de São Francisco, abre as suas portas ao público de terça a sexta feira, das 09h30 às 17h30. É importante notar que o convento encerra à segunda-feira, feriados e fins de semana. Quantos aos bilhetes, o preço ronda os 2€. Para visitas em grupos ou guiadas, é aconselhável fazer uma reserva prévia. O local oferece uma oportunidade única para explorar a história e a arquitetura do gótico português.
Como chegar ao Convento
Para visitares o Convento de São Francisco em Santarém, tens várias opções de transporte. Se estiveres a planear a viagem de carro, Santarém situa-se bastante próximo da capital é acessível através das principais autoestradas como a A1 e a A15.
Se preferires o transporte público, Santarém é servida por uma estação de comboios que faz parte da linha do Norte, com várias ligações diárias de e para Lisboa e Porto. Para aqueles que gostam de caminhar, é uma caminhada de aproximadamente 20 minutos da estação até ao convento, permitindo que desfrutes da beleza da cidade pelo caminho.
Viver em Santarém

Localizada acima do vale do Tejo, esta cidade não só é conhecida pelo seu património monumental, como o Convento de São Francisco, mas também pela qualidade de vida que proporciona aos seus habitantes. Viver em Santarém, uma cidade rica em história e cultura, oferece uma experiência única de tranquilidade e beleza.
Em termos de lazer, os espaços verdes e parques urbanos, como o Jardim das Portas do Sol, oferecem locais perfeitos para relaxamento e atividades ao ar livre. Além disso, a proximidade do rio Tejo permite a prática de desportos aquáticos e passeios junto à natureza.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta