Descobre as 10 cidades que cercam Vila Real, perfeitas para passar um de fim de semana em família.
Comentários: 0
Vila Real
Vitor Oliveira CC BY-SA 2.0 Creative commons

Explorar as cidades próximas a Vila Real é uma excelente ideia para quem procura descobrir mais sobre a cultura, história e gastronomia do norte de Portugal. Cada cidade tem as suas peculiaridades e atrações que atraem visitantes de todos os cantos. Além disso, estas localidades oferecem uma ótima oportunidade para passares um fim de semana, onde podes mergulhar nas tradições locais e desfrutar da hospitalidade típica da região. Descobre as 10 melhores cidades para veres perto de Vila Real.

Chaves

Chaves
António Amen, CC BY-SA 3.0 Creative commons

Chaves, uma cidade rica em história e cultura, está situada no norte de Portugal, próxima à fronteira com Espanha. Conhecida pelas suas termas romanas e fortificações medievais, Chaves é um destino fascinante para passar um fim de semana. Ao visitares esta cidade, podes explorar o seu centro histórico bem preservado, onde se destacam monumentos como o Castelo de Chaves e a Ponte Romana.

Entre as melhores atrações de Chaves está também o Museu das Termas Romanas. Este museu está instalado no edifício do antigo balneário termal, construído no século XVIII sobre as ruínas de um complexo termal romano do século I d.C. Expõe os vestígios das estruturas romanas, como as piscinas, os canais, os fornos e os mosaicos, que testemunham a importância das águas termais na época romana. 

Peso da Régua

Peso da Régua
Vitor Oliveira CC BY-SA 2.0 Creative commons

Localizada a 25 quilómetros de Vila Real, Peso da Régua é famosa mundialmente pela sua produção de vinho, especialmente o Vinho do Porto. Se planeias passar um fim de semana nesta localidade, podes explorar as quintas vinícolas, fazer um passeio de barco pelo Rio Douro e visitar o Museu do Douro para entender melhor a história da viticultura na região.

A cidade é acessível de carro, autocarro e de comboio, sendo uma viagem fácil desde Vila Real. De carro a viagem dura pouco mais de 20 minutos e de autocarro demora 1 hora. Podes ir no autocarro número 56 que parte de Vila Real e termina na Régua. 

Valpaços

Valpaços
Reis Quarteu, CC BY-SA 4.0 Creative commons

Valpaços encontra-se no distrito de Vila Real e é uma cidade que se destaca pela sua forte ligação às tradições agrícolas e pela beleza natural circundante. Em Valpaços, podes visitar as várias aldeias históricas, como Possacos e Rio Torto, a Casa do Vinho, que é um museu interativo dedica-se à rica tradição do vinho na região transmontana e explorar as rotas de caminhada e desfrutar dos produtos locais em mercados tradicionais.

A gastronomia é rica em sabores, destacando-se o Folar de Valpaços, feito com ingredientes de qualidade, como farinha, ovos, banha e deliciosos enchidos transmontanos. A melhor época para visitar Valpaços é durante os meses mais quentes, onde podes desfrutar de um dia na praia fluvial do Rabaçal. 

Vila Pouca de Aguiar

Vila Pouca de Aguiar
Joseolgon, CC BY-SA 4.0 Creative commons

Vila Pouca de Aguiar, situada no distrito de Vila Real, é uma encantadora localidade rodeada pela natureza exuberante da Serra do Alvão. Para começares a explorar era localidades, segue até ao Castelo de Aguiar da Pena, uma fortificação medieval que oferece uma vista panorâmica sobre a região. As Termas de Pedras Salgadas, famosas pelas suas águas terapêuticas, são outro ponto de interesse que não deves perder.

A vila é acessível de carro, com boas ligações a partir de grandes cidades como Vila Real. E de autocarro, podes ir na rede expressos, numa viagem com a duração de 35 minutos. 

Alijó 

Alijó
Vitor Oliveira CC BY-SA 2.0 Creative commons

Alijó é uma vila situada no coração da região vinícola do Douro, onde os percursos pedestres são um produto turístico cada vez mais procurado, nesta zona, de forma a contribuir para a dinamização do pedestrianismo, para a promoção do território e a manutenção e conservação de caminhos rurais. 

O Núcleo Museológico de Favaios - Pão e Vinho interpreta a história do vinho moscatel e do pão de Favaios, procurando valorizar os recursos locais e dá a conhecer tradições e processos associados a estes produtos. Quanto à gastronomia, os pratos típicos incluem o cabrito assado e diversos pratos à base de bacalhau, sempre bem acompanhados pelos vinhos locais.

Mondim de Basto

Mondim de Basto
Vitor Oliveira CC BY-SA 2.0 Creative commons

Encaixada na região do Minho, esta pequena vila de Mondim de Bastos, situa-se próximo ao Parque Natural do Alvão. Para começares a explorar esta localidades podes visitar o Santuário da Nossa Senhora da Graça. As Fisgas de Ermelo oferecem trilhos para caminhadas que te permitem apreciar cascatas e lagoas cristalinas. No que toca a monumentos históricos, não deixes de visitar a Ponte do Arco.

A vila é acessível por estrada, com boas ligações desde Vila Real. A viagem tem uma duração de 50 minutos de carro. A melhor altura para visitar Mondim de Basto é entre a primavera e o outono, quando o clima é ameno e as paisagens estão no seu máximo esplendor.

Montalegre

Montalegre
Vitor Oliveira CC BY-SA 2.0 Creative commons

Localizada nas terras altas do Barroso, Montalegre é um destino perfeito para quem procura passar um fim de semana longe da agitação das grandes cidades. Podes começar por explorar pelo Castelo Medieval que domina a paisagem local e visitar o Ecomuseu de Barroso, onde se preserva a memória das tradições agrícolas da região. 

Montalegre é famosa pelo seu festival anual de sexta-feira 13, que atrai visitantes de todo o país com a sua mistura única de folclore e celebração. No inverno, a região oferece um ambiente sereno, ideal para desfrutar da lareira e da gastronomia local

Santa Marta de Penaguião

Santa Marta de Penaguião
Vitor Oliveira CC BY-SA 2.0 Creative commons

Santa Marta de Penaguião, situada no distrito de Vila Real, é uma pequena vila caracterizada pelos seus vinhedos e pela rica cultura local. Para os amantes do vinho, a visita às quintas vinícolas é obrigatória. Aqui, podes degustar alguns dos melhores vinhos da região e aprender sobre o processo de vinificação. Não deixes de explorar as Caves de Santa Marta

No inverno, apesar do frio, a região mantém o seu charme, sendo ideal para desfrutar da tranquilidade do interior. A melhor época para visitar Santa Marta de Penaguião é durante a primavera e o outono, quando o clima é mais ameno e a paisagem está no seu auge. 

Ribeira de Pena

Ribeira de Pena
Pedro, CC BY 2.0 Creative commons

Ribeira de Pena, também localizada no distrito de Vila Real, é um destino perfeito para os entusiastas de atividades ao ar livre e aventura. Faz uma visita ao Museu do Linho, localizado no edifício/sede do Grupo de Tecelagem de Limões, este museu pretende preservar, promover e dinamizar as tradições associadas ao trabalho artesanal do linho

Quanto à gastronomia local, os pratos típicos incluem cabrito assado no forno, posta à Mirandesa e alheiras. A melhor altura para visitar Ribeira de Pena é entre junho e setembro, quando o clima é ideal para atividades ao ar livre.

Sabrosa

Sabrosa
Vitor Oliveira CC BY-SA 2.0 Creative commons

Sabrosa é a cidade berço de Fernão de Magalhães e situa-se igualmente no distrito de Vila Real. Este município oferece uma combinação fascinante de história, cultura e paisagens naturais que fazem dele um destino ideal para um fim de semana enriquecedor. A vila está repleta de vinhas, onde podes experimentar alguns dos melhores vinhos locais.

Sabrosa é acessível por estrada, com boas ligações a partir das principais cidades do norte como Vila Real, ficando apenas a 23 minutos. O inverno é mais calmo, mas ainda assim convidativo para quem aprecia a tranquilidade e a beleza das paisagens rurais e a melhor época para visitar Sabrosa é durante os meses mais quentes, quando o clima é ideal para explorar ao ar livre.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta