Comentários: 0
Champions 2014: "A taxa de ocupação dos hóteis em Lisboa já está perto dos 100%"

Lisboa vai estar no centro dos holofotes internacionais no próximo dia 24 de maio, com a final da Liga dos Campeões 2014. E no mesmo fim de semana, a capital portuguesa acolhe também o Rock in Rio. A cidade e o país agradecem, sobretudo o setor hoteleiro, que está "bastante otimista", diz o presidente da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP). Em entrevista ao idealista News, Luís Veiga antecipa que "estes dois eventos vão atrair muitos turistas". Prova disso é a procura de alojamento em hóteis de Lisboa, que a duas semanas e meia dos eventos está prestes a superar a oferta. Neste momento, "só há oferta nos arredores de Lisboa e nos trajectos via Badajoz e Salamanca".

Qual o impacto deste evento para o turismo português?

Muito positivo, tendo em conta o fator económico e a imagem de acolhimento de que Portugal e Lisboa gozam atualmente.

E em termos de imagem externa?

O facto de Lisboa ter ganho vários prémios europeus e internacionais, nos últimos anos, e a escolha da capital para a final têm uma relação muito próxima, em nosso entender. A expectativa de um grande evento com uma organização exemplar, como tem sido o caso noutros eventos do mesmo tipo, vai ainda reforçar o nível da imagem externa.

Qual o impacto deste evento para a hotelaria em Lisboa?

Este evento irá ter um grande impacto na hotelaria em Lisboa, bem como nos arredores. A realização da final da Champions, a par do começo do Rock in Rio, irá atrair muitos turistas que aproveitam para vir aos dois eventos. Para Lisboa, maio é um mês já com tradição para a realização dos grandes eventos. Para este ano, os hoteleiros estão bastante otimistas e segundo os dados estatísticos recolhidos pelos Monitores da AHP, mais de 97% dos hoteleiros de Lisboa já tinham em fevereiro mais de 50% de reservas feitas para 23 e 24 de maio.

nalguns sites são publicitados preços “proibitivos” precisamente para que os quartos que eventualmente ainda estejam livres não sejam vendidos para o dia 24



Quais as expectativas do setor face a este evento?

Não apenas quanto ao evento, mas sobretudo o pós-evento, ou seja o impacto em termos de imagem e a repetição da vinda a curto prazo. A expectativa dos nossos associados é a do "valor futuro do cliente".

Qual a taxa de ocupação prevista?

No momento atual, a taxa de ocupação estará muito perto dos 100%.

O setor está a registar muita procura?

Sobretudo nos arredores de Lisboa e nos trajetos via Badajoz e Salamanca.

Ainda há muita oferta disponível?

Só nos trajetos referidos.

Que tipo de alojamento está a ser mais procurado e em que zonas?

Não temos informação disponível.

O facto de estarem apuradas duas equipas de Madrid para a final tem impacto na procura?

Tem, sim. Não nos podemos esquecer que Madrid fica a 5 horas de carro de Lisboa e que virão muitos espanhóis para assistir à final, em termos de proximidade acreditamos que possa haver um aumento da procura, apesar de não haver números sobre isso.

Como comenta o aumento dos preços dos Hotéis para a final da Champions que tem vindo a ser noticiado?

 

O aumento de preços é natural. É a lei da oferta e da procura. Veja de resto a especulação em torno dos preços dos bilhetes para a final! Por outro lado vê-se que nalguns sites são publicitados preços “proibitivos” precisamente para que os quartos que eventualmente ainda estejam livres não sejam vendidos para o dia 24, porque os hotéis têm de cumprir os compromissos anteriormente assumidos com os operadores turísticos que os têm sob reserva. É normal surgirem quartos disponíveis para reserva, na internet, com preços muito elevados exatamente para que não se vendam.

 
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta