Verão não é verão sem banda sonora. Eis algumas músicas para acompanhar os dias mais quentes e longos do ano.
Comentários: 0
A playlist de Inês Meneses para ouvir nestas férias de verão
Fotografia Rita Ansone via @ Instagram Inês Maria Meneses

Mergulhos de mar e pele salgada. Pés na areia e dias quentes. Bebidas frescas à beira da piscina. No verão, os dias tornam-se mais longos. E verão que é verão tem música, tem banda sonora. De férias na praia ou no campo, em casa ou em viagem, a música cabe em todos os lugares e pode e deve fazer parte desta época do ano.

A pedido do idealista/news, Inês Meneses - radialista, escritora e autora do programa Fala com Ela há mais de uma década - selecionou um conjunto de 12 músicas para acompanhar as tardes e noites destas férias de verão. Uma 'playlist' de verão para ouvir sozinho, com amigos ou em família.

A 'playlist' de Inês Meneses para ouvir nestas férias de verão
Photo by Ilyuza Mingazova on Unsplash

Artigo escrito na primeira pessoa por Inês Meneses para o idealista/news

Vem para cavalgar este verão turvo, o disco 20.000 Éguas Submarinas de Rui Reininho. Entre gongos e terapias que também se fazem com palavras, escolho Namastea. Repetidamente como qualquer gongo que se preze.

Cresceu o meu amor por Green-House e um disco de contemplação à natureza. Mesmo num verão ouço 'Rain'. A chuva cai-me bem.

Neste sortido para fazer piscinas, o disco que trouxe os noruegueses Kings of Convenience de volta e com eles, uma das mulheres que mais aprecio: Feist. 'Love is a lonely thing'. De facto o amor é algo muito nosso, idealmente partilhado.

Soma-se a esta partilha, um tema de 1970 do Quarteto 1111, 'Pigmentação'. É tão impressionantemente atual que ouvi-lo devia fazer parte dos nossos mantras obrigatórios:

“Se a pigmentação do negro
é problema universal.
A pigmentação do branco
é pigmentação mental”.

E a propósito de “Pigmentação” lembrar a importância de uma mulher como Billie Holiday. O mundo, aquele mundo (e mesmo este) não estava preparado para ela: uma voz que destoava de diversas formas. Vale a pena ver o documentário 'Billie' de James Erskine e depois ir ouvir 'Strange Fruit'.

Um 4 de julho que já é verão remete-me sempre para a melancolia pacificada de Sufjan Stevens em Carrie and Lowell e 'Fourth of July'. Nunca me esqueci desta canção: está sempre em fundo na nossa tristeza súbita.

Há vozes que são chamadas para salvar a estação: chega forte e firme a neozelandesa Aldous Harding com o novo single: 'Old Peel'. Para ouvir destemidamente.

E há Joni Mitchell celebrando os 50 anos do seu Blue com demos que não lhe retiram beleza só lhe acrescentam a espontaneidade: “A case of you”, uma das canções mais bonitas de sempre. O EP saiu este ano para celebrar as bodas de ouro do original.

Outra Billie: toda a gente agora canta como ela, não é? Eilish. 'Lost Cause'. Espero que ela agarre o poder que tem nas mãos que é o de influenciar tanta gente.

Duas mulheres que estão no meu pódio: Sharon Van Etten e Angel Olsen. Podia escolher tantas canções de cada uma mas aproveito aquela mais recente que as juntou este ano: "Like I used to be".

Mais uma? A versão de Fiona Apple para "The Whole of the Moon" dos Waterboys. Algumas das lágrimas de 2021 pertencem-lhe: só de a ouvir com tanta intensidade a cantar assim.

Vamos terminar como se a vida fosse um fim de tarde que se remata com um cocktail e faz esquecer o resto? Junior Boys: "Teach me how to fight". Todos precisamos de ganhar o combate.

'Playlist' deste verão:

  1. Rui Reininho – Namastea
  2. Green-House – Rain
  3. Kings of Convenience/ Feist – Love is a lonely thing
  4. Quarteto 1111 – Pigmentação
  5. Billie Holiday – Strange Fruit
  6. Sufjan Stevens – Fourth of July
  7. Aldous Harding – Old Peel
  8. Joni Mitchell – A Case of You
  9. Billie Eilish – Lost Cause
  10. Sharon Van Etten e Angel Olsen – Like I used to be
  11. Fiona Apple – The Whole of the Moon
  12. Junior Boys – Teach me how to fight

Bom verão!

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta