É aqui que é possível encontrar uma cidade longe do radar: só é possível chegar lá depois de uma longa viagem marítima.
Comentários: 0
Edimburgo dos Sete Mares
The Official CTBTO Photostream, CC BY 2.0 Wikimedia commons
Matteo Squillante
Matteo Squillante

Hoje em dia, os principais lugares do mundo são facilmente acessíveis: graças a aviões, estradas e comboios, podem ser alcançados numa questão de horas. No entanto, existem alguns locais que são decididamente mais solitários, e chegar lá não é tão fácil assim. Um exemplo? Edimburgo dos Sete Mares, na ilha de Tristão da Cunha, a mais isolada do mundo.

História e origem do nome

Edimburgo dos Sete Mares recebeu o nome do Príncipe Alfredo, Duque de Edimburgo, que visitou a ilha em 1867. A cidade havia sido fundada apenas alguns anos antes, em 1815, quando o território foi anexado ao Reino Unido.

Na realidade, porém, a cidade atual não é a histórica. O primeiro assentamento foi danificado por uma poderosa erupção vulcânica em 1961, que forçou os habitantes da ilha a mudarem-se para Inglaterra, para Southampton. Dois anos depois foi reconstruída e abriga atualmente 271 habitantes.

ilha mais isolada do mundo
Yagerq, CC0 Wikimedia commons

Como chegar à ilha mais isolada do mundo?

Localizada a mais de 2.400 km da terra mais próxima, a ilha de Santa Helena, Edimburgo dos Sete Mares é um dos lugares mais isolados do mundo. Esta extraordinária localização fica no Oceano Atlântico Sul, em Tristão da Cunha, a ilha habitada mais remota do planeta. A sua localização geográfica impõe desafios únicos aos seus habitantes.

A viagem de barco da Cidade do Cabo leva de seis a sete dias. Normalmente, apenas navios de carga param na ilha, que ocasionalmente reservam assentos para os passageiros. Geralmente há uma viagem por semana para a ilha. No entanto, para visitar Edimburgo dos Sete Mares é preciso ter autorizações específicas da comunidade local.

citta piu isolata al mondo
Mison, CC BY-SA 3.0 Wikimedia commons

Quem mora em Tristão da Cunha

Com menos de 300 habitantes, a vida em Edimburgo dos Sete Mares é fortemente comunitária. Os habitantes, descendentes dos primeiros colonos britânicos e de algumas famílias italianas, partilham uma existência baseada na agricultura, na pesca e nos serviços públicos, longe do caos das grandes cidades.

Esse vínculo comunitário estreito é uma necessidade num lugar tão isolado, onde cada membro da comunidade contribui para o bem-estar coletivo. Não é por acaso que existem apenas oito sobrenomes na ilha, dois dos quais são italianos: Repetto e Lavarello.

ilha mais isolada do mundo
Foreign and Commonwealth Office, OGL v1.0 Wikimedia commons

Como é o clima em Tristão da Cunha

O clima na ilha é predominantemente tropical, como o tempo é fortemente influenciado pelas correntes oceânicas. Geralmente, a temperatura de verão (em janeiro) é de 17 graus, enquanto a temperatura de inverno (em julho) varia entre 11 e 14 graus. Na ilha, apesar das temperaturas estáveis e agradáveis, chove muito, e no inverno também pode nevar em grandes altitudes.

O que há para ver na cidade mais isolada do mundo?

Apesar do seu tamanho limitado, a cidade de Edimburgo dos Sete Mares ainda tem várias coisas para ver. Por exemplo, o Queen Mary Peak, que é a grande montanha que supera a ilha. Também encontrarás um pequeno museu que conta a história da ilha e do Lago Queen Mary, onde se pode ver a natureza intocada da ilha.

ilha mais isolada do mundo
michael clarke stuff, CC BY-SA 2.0 Wikimedia commons
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Etiquetas