
Nos últimos dois anos a plataforma de Resolução de Litígios em Linha recebeu 1.500 queixas de consumidores da União Europeia (UE) contra comerciantes em Portugal. As reclamações devem-se a problemas com a compra de produtos ou serviços através da internet.
A plataforma de resolução de litígios, criada em 2016 com o apoio da UE, já recebeu 6,8 milhões de visitantes e mais de 68.000 queixas, das quais 2.389 foram apresentadas por consumidores em Portugal e 1.416 contra comerciantes em Portugal.
A maioria das reclamações em Portugal foi sobre bens no campo das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação), que somaram 13% das queixas, seguidas pelo vestuário e calçado, com 11% queixas, e a aviação (7%).
No resto da Europa, a principal queixa (11,9%) dos consumidores relacionou-se com as companhias aéreas. Os dados, divulgados pela Comissão Europeia, citados pela Lusa, mostram ainda que a maior a taxa de comerciantes registados naquela plataforma é da Alemanha (66%), seguindo-se a Áustria (47%) e a Dinamarca (44%).
A plataforma destina-se a queixas dos residentes dos 28 países da UE sobre compras de bens ou serviços pela internet a comerciantes que também estejam estabelecidos an UE.
Para poder comentar deves entrar na tua conta