Comentários: 0
Dos convites à cerimónia: quanto custa casar em Portugal
Photo by Sweet Ice Cream Photography on Unsplash

Casar não tem preço. Ou será que tem? Depende do que se pretende fazer nesse dia especial. Há quem opte por uma cerimónia simples, mas também há quem não queira desperdiçar a oportunidade de fazer uma grande festa, com direito a tudo (e mais alguma coisa). Mas vamos às contas. Desde os convites até ao bolo, quanto custa casar em Portugal?

A organização de um casamento não é tarefa fácil, sobretudo se os noivos decidirem fazer uma festa para toda a família e convidar até os primos mais afastados, além dos amigos, vizinhos e colegas de trabalho.

Ainda assim, tudo começa na conservatória. Segundo os cálculos do ECO, casar pelo civil custa pelo menos 220 euros, mas tudo depende, depois, do regime de bens escolhido ou se o ato for (ou não) realizado fora da conservatória ou do horário de funcionamento da mesma. O valor pode muito bem chegar aos 400 euros, nesses casos. E quem decidir casar com a benção da Igreja, pode contar com mais encargos ainda.

Contrair matrimónio, em si, não fica muito (muito) caro. Mas a fasquia sobe se lhe juntarmos os valores dos convites, do copo d’água e de uns outros tantos pormenores que podem fazer parte ou não dos planos dos noivos.

Do vestido ao bolo de noiva

Um vestido de noiva pode custar 1.200 euros e chegar facilmente aos 2.500. Ainda assim, os valores podem disparar se a escolha recair num modelo de alta costura. O fato do noivo ficará mais barato – e até há fraques para alugar a 200 euros.

Os cabelos e maquilhagem podem custar 400 euros. O preço do bouquet da noiva também não é coisa pouca: poderão ser precisos pelo menos 150 euros. Mas há soluções mais baratas, como por exemplo optar por umas flores do quintal da avó.

A maior fatia do orçamento estará alocada à dita “boda”, que inclui o espaço mas também a comida. O valor depende do número de pessoas e, neste caso, os preços variam muito. Se o preço “por cabeça” for de 120 euros, serão precisos 12.000 euros para 100 convidados. Como baixar este encargo? Casar a um dia da semana e fora da época alta, dizem os entendidos.

E o bolo de casamento? Custará em média 200 a 400 euros – mas lá está, tudo depende do formato e do tipo de cerimónia que os noivos escolherem. Os serviços de fotografia custarão pelo menos 800 euros. E claro, outro detalhe importante, os convites: ficarão a 2,5 euros/unidade, mas podem chegar aos 10 euros, se forem mais elaborados.

Além disso, os noivos quase sempre fazem questão de oferecer um "mimo" aos convidados, para agradecer a presença e ajudar a recordar o dia tão especial. Aqui, para que a fatura não dispare, o melhor é puxar pela imaginação e dedicarem-se aos trabalhos manuais.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade