A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) criou um e-balcão que, depois de uma fase de testes, já está operacional (desde terça-feira). Desta forma, muitos contribuintes podem passar a tirar dúvidas, fazer pagamentos ou pedir documentos sem ter de se deslocar a um balcão das Finanças. É de esperar que a ida às Finanças possa ser reduzida em 25%.
A maior parte dos contribuintes utiliza o Portal das Finanças para resolver as questões fiscais, mas há situações que continuam a ser tratadas nos balcões das repartições. Segundo o Dinheiro Vivo, só no ano passado verificaram-se 15 milhões de casos deste género, o que dá uma média de dois por cada um dos 7,7 milhões de contribuintes ativos.
O e-balcão está disponível 24 horas por dia e promete responder de forma rápida a todas as necessidades e dúvidas fiscais, já que funciona na lógica de balcão único de âmbito nacional. Pode ser usado para tirar dúvidas, fazer pedidos ou pagamentos sobre todos os impostos ou para tratar de questões de justiça tributária.
A plataforma, que esteve a ser testada desde junho, tem como objetivo reduzir – até ao final do ano – em 25% o número de atos de atendimento presencial que atualmente são realizados aos balcões das repartições. Para 2015, estima-se uma nova redução de pelo menos 25%.
Para poder comentar deves entrar na tua conta