Comentários: 0

Portugal é o 25.º país do mundo, e o 11.º entre os 28 da União Europeia, mais propício à atividade das empresas, segundo um ranking do Banco Mundial. A lista integra 189 economias e é encabeçada por Singapura, Nova Zelândia e Hong Kong. A Dinamarca, em quarto lugar, é o país europeu mais bem classificado.

O Público noticia que, no ano passado, Portugal tinha ficado em 31.º lugar, mas a metodologia então usada era diferente. Com os métodos adotados para esta edição do ranking, Portugal teria ficado há um ano em 23º lugar, ligeiramente mais bem posicionado do que agora.

O relatório Doing Business, divulgado nesta quarta-feira e citado por este jornal, é publicado anualmente e mede fatores como a facilidade em criar uma nova empresa, o regime fiscal, o processo de obtenção de licenças de construção, o sistema de justiça, bem como o acesso à rede elétrica, a investimento e a crédito (este ano, a regulação do mercado de trabalho não foi tida em conta).

No Doing Business, criar uma empresa é um dos indicadores em que Portugal tem um melhor desempenho, ficando em décimo lugar. Esta é uma área em que o país tem sido apontado como um exemplo internacional, em parte graças ao serviço Empresa na Hora. O relatório salienta que é possível o registo de uma empresa com um custo de 300 ou 360 euros e que o tempo médio de nascimento de um negócio em Portugal é de 2,5 dias, incluíndo já a criação de um seguro para os trabalhadores. A média nos 34 países da OCDE, de que Portugal faz parte, é de 9,2 dias.

Um indicador onde Portugal está bem posicionado, em décimo lugar, é a resolução de situações de insolvência.

A obtenção de crédito é onde Portugal pontua pior, ficando em 89º lugar, uma ligeira descida de três lugares face ao ranking do ano passado ajustado à nova metodologia.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Etiquetas