Entrega a privados foi a fórmula encontrada pelas entidades públicas para viabilizar recuperação do imóvel quase com 80 anos
Comentários: 0
Concurso para concessionar e reabilitar Coliseu do Porto lançado nos próximos meses
Wiki Loves Monuments Portugal @Wikipedia

Inaugurado em 1914, o Coliseu do Porto está prestes a ter um novo modelo de gestão. Sem dinheiro para as obras de reabilitação do edifício - estimadas em 8,5 milhões de euros - a autarquia, a Área Metropolitana do Porto e o Ministério da Cultura, decidiram avançar para a concessão do imóvel a privados. O concurso para a reabilitação e exploração do edifício será lançado em breve.

A decisão tomada pelos três principais sócios do dono do edifício, a Associação dos Amigos do Coliseu, ainda terá de ser aceite pelos restantes associados, mas sem uma alternativa para custear as obras, o mais certo é que seja este o caminho a seguir, escreve o Público, dando nota de que o concurso público será colocado em marcha nos próximos meses, num modelo semelhante ao seguido no Pavilhão Rosa Mota, também no Porto.

Estudo de viabilidade económica na calha

O edifício projetado, entre outros, por Cassiano Branco, está prestes a completar 80 anos e precisa de um conjunto de intervenções de reabilitação que já foram inventariadas. O jornal recorda que, durante os últimos anos, admitiu-se que os trabalhos fossem co-financiados por fundos europeus e pela autarquia, mas tal não será possível uma vez que, segundo o presidente da Câmara do Porto, no Portugal 2020 não existem linhas de financiamento previstas para esta obra. 

Tendo em conta a natureza deste equipamento, a concessão poderia não passar por um concurso público, mas os três parceiros consideram que este é o caminho mais correcto. Se os associados da AMA aceitarem a proposta, antes da consulta ao mercado será realizado um estudo de viabilidade económica que vai definir, em função, do investimento que é feito, qual é o prazo razoável para a concessão, indica o diário.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Etiquetas