Trabalho híbrido e descentralização estimulam mercado de flex offices
Estamos a assistir a uma nova fase de expansão do mercado de escritórios flexíveis em Portugal. Fatores como o trabalho híbrido, a vitalidade do setor empresarial e a tendência clara de descentralização têm impulsionando esta mudança, liderada por Lisboa e Porto.
Hotel canino reinventa o conceito de bem‑estar e luxo na cidade invicta
Uma vez por mês, o idealista/news destaca os espaços mais exclusivos e inovadores, desde casas a hotéis de luxo. Hoje, viajamos até à cidade Invicta para conhecer um hotel canino que reinventa o conceito de bem‑estar para os mais fiéis companheiros. No Porto, na Rua de Francos, 76, encontra-se a Dogga Residence, um hotel de luxo para cães como nunca se viu em Portugal.
Arrendamento acessível: Porto deixa candidaturas abertas em permanência
A Câmara do Porto informou, esta segunda-feira, dia 22 de dezembro de 2025, que as candidaturas para o programa municipal de arrendamento acessível estão abertas em permanência, permitindo que os interessados se inscrevam a qualquer momento para aceder a habitação com rendas abaixo do mercado. O anúncio surge numa fase em que a cidade prepara o 39.º sorteio de atribuição de casas, previsto para meados de janeiro, num esforço contínuo para reforçar a oferta de habitação a preços controlados.
O que fazer no Porto no Natal? Todas as atividades em família
O Porto transforma-se num verdadeiro espetáculo de Natal entre os finais de novembro e os inícios de janeiro.
Casas novas no Norte do país para viver a autenticidade da região
Quando procuramos uma casa nova para viver, não nos importamos apenas com o que está dentro de quatro paredes.
Empreendimento Bonjardim atrai marcas de referência ao centro do Porto
O multipremiado empreendimento Bonjardim, um dos projetos de reconversão mais emblemáticos do coração da cidade do Porto, tem atraído diversas marcas de referência à sua componente de retalho, atingindo já 95% de ocupação nestes espaços.Os espaços de retalho deste empreendimento residencial e hotele
Mercado de escritórios estabiliza em Lisboa e valoriza no Porto
O mercado de escritórios no terceiro trimestre de 2025 apresentou sinais de estabilidade e crescimento moderado em Lisboa, enquanto o Porto acelerou no que respeita a preços de venda.Estes são os dados mais recentes do Iberia Property Market Report Q3 2025, estudo da MVGM sobre as tendências do
Porto é a cidade europeia mais competitiva para a instalação de lojas
As duas maiores cidades do país, Lisboa e Porto, mantém-se competitivas no contexto europeu no que respeita ao setor do retalho. No entanto, o Porto destaca-se em termos de rendas prime, sendo mesmo o destino mais competitivo da Europa para a instalação de lojas.
Inauguração das luzes de Natal no Porto: data e programação de 2025
Num dos momentos mais aguardados do ano, o Porto transforma-se num cenário de sonho: centenas de ruas iluminadas, uma árvore de Natal na Avenida dos Aliados e espetáculos que dão voz à cidade. Acender as luzes de Natal no Porto é celebrar tradição e aquele espírito natalício. Além disso, a iluminação natalícia envolve inovação energética, com milhões de LEDs de baixo consumo a criarem um espetáculo sustentável para todos desfrutarem. Descobre quando é a inauguração das luzes de Natal no Porto.
Arquitetura: +Concreta impulsiona novas marcas e inovação sustentável
A Exponor – Feira Internacional do Porto recebeu, nos dias 6 e 7 de novembro de 2025, a segunda edição da +Concreta – Tendências para Arquitetura e Interiores. Esta edição foi marcada por diversos exemplos de sustentabilidade no setor dos acabamentos construtivos e de interior e pelo lançamento de várias novas marcas.
Retalho e escritórios no Porto: Aliados 20 "renasce" reabilitado
Os interiores do icónico edifício Aliados 20, na Avenida dos Aliados, no Porto - totaliza 1.800 metros quadrados (m2) -, serão totalmente reabilitados, de modo a acolher marcas de retalho e ocupantes para escritórios. A comercialização dos espaços estará a cargo da JLL e da CBRE, em regime de co-exclusividade.
AL em Portugal resiste à sazonalidade e mantém estabilidade no outono
Há boas notícias para os investidores de Alojamento Local em Portugal. Apesar de desafios como os aumentos dos custos operacionais e a crescente incerteza regulatória, este setor do turismo no país cresceu durante o verão e mantém-se estável este outono. Segundo dados da LovelyStay, nos meses de verão, entre junho e setembro, a empresa especializada em gestão de propriedades turísticas registou um volume bruto de reservas de mais de 23,1 milhões de euros, o que represente um crescimento de 8% em comparação com igual período do ano passado.
Mercadona chega ao centro do Porto: terá loja no projeto HOP
A Mercadona, reconhecida cadeia de supermercados espanhola, assinou um contrato para a instalação de uma nova loja no projeto HOP – Heart of Porto, mas ainda sem data prevista de abertura. Será, de resto, a primeira loja da marca no centro da cidade Invicta. A sua chegada ao HOP representa um marco no desenvolvimento deste destino urbano integrado, um edifício que combina escritórios flexíveis e modernos com uma oferta diversificada de retalho.
Grandes nomes da arquitetura nacional marcam presença na +Concreta
A Exponor – Feira Internacional do Porto vai receber nos dias 6 e 7 de novembro de 2025, no edifício da Alfândega do Porto, a 2ª edição da +Concreta – Tendências para Arquitetura e Interiores. A feira é especialmente dedicada a arquitetos, engenheiros, designers de interiores, projetistas e técnicos de áreas conexas, consultores e empresários.
Mercado imobiliário do Porto atrai investidores internacionais
Os investidores internacionais têm demonstrado cada vez mais interesse na cidade do Porto, dado o seu crescimento económico e turístico.
Hines vai construir nova residência de estudantes no Porto
A empresa global de investimento e gestão imobiliária Hines acaba de anunciar que selecionou a construtora portuguesa Garcia Garcia para a obra da sua primeira residência de estudantes em Portugal.Trata-se de uma residência localizada em Asprela, o maior polo académico da cidade do Porto, que acolhe
Quinta histórica com palacete do século XX à venda por 8 milhões de euros
Todas as quintas-feiras apresentamos uma nova casa de sonho, destacando propriedades exclusivas e luxuosas em Portugal, bem como imóveis únicos, cheios de charme, design, inovação ou sustentabilidade pelo mundo. Hoje, apresentamos uma quinta histórica de 56.294 metros quadrados (m2) em Mafamude e Vilar do Paraíso, no Porto.
Projeto do SAAL no Porto leva seis anos e ainda não está concluído
A Câmara do Porto tem desde 2019 obras a decorrer no Bairro da Maceda, em Campanhã, para concluir três blocos habitacionais projetados por Alcino Soutinho no âmbito do SAAL – Serviço de Apoio Ambulatório Local, criado no pós-25 de Abril. “O prazo previsto para concretização da empreitada descrita, incluindo os trabalhos de correção, já terminou e esses trabalhos não foram concluídos (…) o empreiteiro está em incumprimento do contrato. Existe um pedido de prorrogação do prazo em análise, mas está também em cima da mesa a aplicação de multas por parte da empresa municipal”, resumiu a Câmara do Porto.
Empreendimento de 75 milhões vai nascer em antiga fábrica do Porto
Nos terrenos da antiga Companhia Aurifícia, em Cedofeita, no Porto, vai nascer um ambicioso empreendimento de 75 milhões de euros destinado a habitação, escritórios e serviços. O projeto, a cargo da Companhia Aurificia Sic Imobiliária Fechada, prevê a reabilitação de edifícios históricos e a construção de novos prédios, bem como a criação de garagens com 252 lugares e uma nova via pedonal e para veículos de emergência. A obra deverá arrancar no primeiro trimestre de 2026, segundo o gabinete de arquitetura Ventura + Partners.
Alvará para construção de hotel na torre do JN emitido em janeiro
A Câmara do Porto emitiu a 30 de janeiro de 2025 um alvará de construção para dar início à obra da adaptação da torre do Jornal de Notícias em hotel, respondeu a autarquia à Lusa, mas as obras ainda não avançaram. De acordo com o município, o alvará, emitido no início do ano, serve para “obras de demolição, ampliação e alteração para adequar a preexistência a hotel”.
Estudantes e arquitetos convertem resíduos em pérgula no Bolhão
Estudantes e arquitetos nacionais e internacionais reuniram-se num workshop que deu vida à instalação “Tudo se Transforma”, em exposição no Mercado do Bolhão, no Porto, até ao próximo mês de novembro.
M-ODU: antigo Matadouro no Porto renasce com investimento de 40 milhões
O M-ODU abre no próximo verão no antigo Matadouro Industrial de Campanhã, no Porto, com nove edifícios para escritórios e oito mil metros quadrados para galerias e equipamentos públicos, representando um investimento de 40 milhões de euros. As obras estruturais de reconversão do antigo Matadouro de Campanhã, no Porto, vão terminar ainda este ano e durante o mês de dezembro, todos os espaços serão entregues em regime de ‘core & shell’, onde as infraestruturas estão todas feitas, permitindo que os primeiros inquilinos possam avançar para os acabamentos finais.
Habitação: Maia lidera acessibilidade à habitação no Grande Porto
O Porto é o concelho do Norte onde é mais caro comprar casa e a aquisição exige maior esforço financeiro a quem trabalha no município mas, nos cinco concelhos geograficamente mais próximos, é na Maia que o esforço financeiro é menor. O retrato dos municípios elaborado pela Pordata, nas vésperas das eleições autárquicas de 12 de outubro, indica que os preços medianos da venda de habitações novas no Porto ascenderam, no ano de 2024, a 3.250 euros por metro quadrado. Nas transações de casas usadas, esse montante desceu para 2.757 euros por metro quadrado.
Programa 1.º Direito: Lisboa e Porto concentram 70% das casas
O programa 1.º Direito, apontado como uma das principais respostas à crise habitacional, está a acentuar as desigualdades regionais em Portugal. Segundo dados recentes, mais de dois terços das casas financiadas ao abrigo desta iniciativa concentram-se nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, deixando o restante território com uma fatia muito mais reduzida do investimento público em habitação acessível.
Porto investe 3 milhões em habitações a custos controlados no centro
A Câmara do Porto, através da empresa municipal Domus Social, lançou terça-feira, dia 9 de setembro de 2025, um concurso público de três milhões de euros para a construção de fogos a “custos controlados” no já existente complexo habitacional na Rua das Carvalheiras, no Centro Histórico. De acordo com o programa do procedimento da “Expansão do Conjunto Habitacional de Custos Controlados na Rua das Carvalheiras”, a empreitada envolve a construção de dois edifícios de três pisos e com seis fogos cada um.