A segunda edição da +Concreta – Tendências para Arquitetura e Interiores, estará na Exponor, na Alfândega do Porto, nos próximos dias 6 e 7 de novembro.
A autarquia portuense vai reabilitar um imóvel municipal junto à Alameda das Fontainhas, no Porto, com o objetivo de criar habitação acessível por via de arrendamento apoiado. O projeto, que envolve um investimento estimado de dois milhões de euros, pretende aumentar a oferta de fogos nesta zona da cidade. A intervenção incidirá nos lotes municipais entre os números 52 e 68, constituído por 19 frações – 18 de habitação e uma de comércio – distribuídas por quatro pisos.
O Porto vai ganhar um novo empreendimento de luxo que combina memória histórica e inovação urbana. A antiga Fábrica Nacional de Bicicletas (FNB), mais conhecida pelas velhas bicicletas Vilar, vai ser reabilitada para dar lugar ao projeto Fábrica Vilar, que une habitação, hotelaria e habitações de luxo num investimento de 20 milhões de euros.
O bairro mais antigo do parque habitacional municipal do Porto, o Bairro Duque de Saldanha, será brevemente renovado, uma vez que o concurso público de conceção para a sua reabilitação já foi publicado em Diário da República.
O mercado de escritórios no Porto reforça a sua vitalidade com a renovação integral do edifício MUTUAL — agora futura sede da Deloitte. Localizado na Rua Gonçalo Sampaio, entre a Boavista e o Campo Alegre, o espaço foi totalmente reabilitado num investimento superior a 35 milhões de euros, representando um novo marco empresarial na cidade. Foi, entretanto, vendido ao fundo BPI Imofomento por um valor não revelado.
A Câmara do Porto, através da empresa municipal Domus Social, lançou um concurso público para a reabilitação de fogos devolutos em vários bairros ou infraestruturas municipais espalhados pela cidade até ao valor máximo de 21,2 milhões de euros. No caderno de encargos, a empresa responsável pelo parque habitacional da autarquia informa que o concurso público está dividido em 14 lotes.
A construção civil foi o ponto de partida, o início da história do Grupo Arliz fundado em Braga há mais de três décadas. Mais tarde, há cerca de cinco anos, viram a oportunidade de entrar na promoção imobiliária, desenvolvendo projetos de casas de luxo (mas não só).
Milhares de proprietários de alojamento local (AL) fizeram, nas últimas semanas, o registo do seguro de responsabilidade civil extracontratual, exigido por lei. Para já, segundo a Associação Nacional de Municípios e várias autarquias contactadas pela agência Lusa, ainda não há registos de cancelamentos de licenças. Nos concelhos de Lisboa, Cascais (distrito de Lisboa) e Lagos (distrito de Faro), após notificações enviadas pelas câmaras municipais a titulares de AL em falta com a submissão do seguro, foram já feitos cerca de 17 mil registos, de acordo com os dados avançados à Lusa.
A Câmara do Porto aprovou esta segunda-feira (21 de julho de 2025), por unanimidade, a delimitação da “Unidade de Intervenção de Santa Clara”, que vai permitir reabilitar edifícios junto à Ponte Luis I, criar um jardim e um “ascensor” a ligar o Túnel da Ribeira a esta zona do Centro Histórico.
O arquiteto Álvaro Siza Vieira apresentou esta quarta-feira, dia 16 de julho, um projeto de loteamento para a Avenida da Ponte, no Porto, para onde desenhou habitação, edifícios para serviços culturais, um grande jardim, uma praça e um miradouro.Na apresentação realizada esta quarta-feira no edifíci
O presidente da Câmara do Porto garantiu, esta segunda-feira (14 de julho de 2025), que a cedência de terreno na Escola EB2,3 Ramalho Ortigão, em Campanhã, para o FC Porto construir um pavilhão não vai afetar o possível projeto de habitação partilhada. “Não vai prejudicar”, respondeu Rui Moreira, questionado pelo vereador do Bloco de Esquerda, Sérgio Aires, se esta cedência teria impacto no projeto de habitação partilhada.
A cidade Invicta está prestes a receber o maior self-storage do Norte de Portugal, com a instalação da OrangeSpace no Terminal do Porto Business Plaza. O espaço que outrora foi o terminal de autocarros do Campo 24 de Agosto tem atualmente 4.500 metros quadrados (m2), mas está a ser remodelado para expandir a sua área que, assim, ficará com 6.300 m2.
As unidades de loteamento da futura Avenida Nun'Álvares, no Porto, atualmente em consulta pública, permitem a construção de três torres de até 25 andares, com fachadas até 100 metros de altura, consultou a Lusa.A Unidade Operativa de Planeamento e Gestão 1(UOPG1) – Nun’Álvares abrange uma área total
Está localizado na Rua do Campo Alegre, na zona da Boavista (Porto), e promete atrair várias empresas. Falamos de um renovado edifício de escritórios que renasce com uma nova identidade, depois de uma profunda reabilitação realizada pela MAP Engenharia e Construção. É promovido pela Osborne+Co e Adriparte e tem cerca de 15.000 metros quadrados (m2) de área bruta, distribuídos por sete pisos. Um dos ocupantes é a Deloitte.
Os antigos terrenos da central termoelétrica da EDP junto ao rio Douro, no Porto, estão fechados e devolutos há várias décadas. Mas agora vão ganhar nova vida.
O Open House Porto regressa nos dias 5 e 6 de julho para uma edição especial, com visitas gratuitas a mais de 70 edifícios nas cidades da Maia, Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia, 20 dos quais são novidades.A celebrar uma década desde a primeira edição, em 2015, o evento — que acontece no próximo
Aquela que é a 6.ª edição do Imobinvest - Salão do Imobiliário está a ser preparada para reunir vários players do setor imobiliário de 12 a 14 de setembro de 2025 na Alfândega do Porto.
A crise imobiliária em Portugal empurrou Carla Luís, recém-licenciada em engenharia civil na época, a procurar oportunidades de emprego lá fora. Foi em Bogotá, na Colômbia, que deu os seus primeiros passos na sua carreira internacional em 2013.
É no número 1299 da famosa Rua de Santa Catarina, na Cidade Invicta, que nasce o Vila Catarina Apartments, lugar que durante décadas foi “lar” do Tribunal de Pequena Instância Cível do Porto.Como uma possível resposta ao atual problema da habitação que vivemos no país, este projeto serve de exemplo,
A música preenche os nossos dias e dá vida a cada momento, seja em casa, no trabalho ou na rua. O idealista esteve no primeiro dia do Primavera Sound Porto (12 de junho) para descobrir como é que se ouve música no aconchego do lar.
No início do ano, soube-se que a Diocese do Porto avançou com uma permuta, na qual trocou 15 moradias com rendas antigas na rua das Eirinhas (Bonfim) por um novo apartamento T0 avaliado em 230 mil euros.
A Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) vendeu a sua sede à Câmara Municipal do Porto por 4,3 milhões de euros, numa operação destinada a garantir liquidez imediata e cumprir compromissos com trabalhadores e fornecedores.
As festas dos Santos Populares são um marco incontornável no calendário cultural português, atraindo milhares de visitantes nacionais e estrangeiros todos os anos.
O Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) inaugurou na sexta-feira, dia 23 de maio, as obras de reabilitação do Edifício Abel Salazar, orçadas em 10 milhões de euros e que permitirão alargar a oferta formativa no Porto a partir de setembro.A obra foi cofinanciada pelo ICBAS e pela Reit
O Lionesa Business Hub e a Maleo Offices uniram-se para lançar um novo espaço de escritórios flexíveis no Porto com capacidade para cerca de 200 postos de trabalho.
Recebe as nossas últimas notícias no teu endereço eletrónicoSubscrever