Comentários: 0
Como aquecer a casa de forma económica
GTRES

No inverno a fatura de eletricidade costuma subir em flecha porque as pessoas tentam aquecer a casa o máximo possível. Para isso recorrem a soluções de aquecimento que muitas vezes são dispendiosas. Mas é possível reduzir os custos. Para tal há que tentar saber escolher o aparelho ideal e saber usá-lo com eficiência, o que nem sempre é fácil. 

“Os aparelhos de ar condicionado do tipo inverter são, sem dúvida, o sistema de eleição: além de poupados e eficientes, proporcionam um grande conforto térmico, quer de inverno, quer de verão”, refere Associação de Defesa do Consumidor (Deco), citada pelo jornal i

Em contrapartida, os custos de instalação desta solução podem não estar ao alcance de todos. E só quatro anos depois do equipamento ter sido comprado pode ser considerada a alternativa mais económica. “Com a escassez de capital que atinge a população portuguesa, há outras armas a considerar nesta batalha”, salienta a associação, dando como exemplo os aquecimentos portáteis, nomeadamente o termoventilador: “O preço mais reduzido e a portabilidade são as grandes vantagens: não exigem grande investimento, nem manutenção e conseguem aquecer rapidamente uma divisão. Dentro desta família, os termoventiladores e os convetores são uma solução para aquecer a casa. Porém, o cenário arrefece na hora de fazer contas ao consumo”.

O ar condicionado portátil também não é uma boa aposta, “devido aos custos de aquisição elevados, conjugados com as baixas eficiências, o ruído elevado e o baixo conforto”, esclarece a Deco.

De acordo com a associação, o ar condicionado e o aquecimento central a gás natural são as soluções mais económicas para aquecer a casa, mas só se for tido em conta apenas o consumo de energia. Por outro lado, este tipo de produto requer um investimento mais avultado em equipamento e obras, sobretudo quando a casa não está preparada para receber estes equipamentos, escreve a publicação.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade