Comentários: 0
Presidente da Amazon é o pior patrão do mundo

O presidente da Amazon, Jeff Bezos, venceu o título de pior patrão do mundo numa votação feita pela internet durante o terceiro congresso da Confederação Internacional de Sindicatos (CSI) que se realizou em Berlim. Bezos foi eleito no 3.º congresso da Confederação Internacional de Sindicatos, por simbolizar "o poder das empresas que estão praticamente fora do controlo dos governos".

Segundo Sharan Burrow, secretária geral da CSI - Confederação Internacional de Sindicatos, citada pelo Expresso, o presidente da Amazon simboliza "o poder das empresas que estão praticamente fora do controlo dos governos". "É uma rica empresa norte-americana que desrespeita a dignidade e os direitos dos trabalhadores. Jeff Bezos representa a desumanidade dos patrões que têm vindo a ser promovidos pelo modelo empresarial americano", denuncia a mesma responsável do CSI, organização que representa 180 milhões de trabalhadores em 161 países.

Sharan Burrow recordou também os conflitos laborais que a Amazon tem tido na Alemanha que deram origem a diversas greves. "A Amazon trata os trabalhadores alemães como robôs e não esconde que em poucos anos quer substituir os seus trabalhadores por robôs", acrescenta.

Além de práticas de evasão fiscal, a dirigente do CSI acusa a Amazon de "difíceis condições laborais" e "bullying corporativo" obrigando a que, por exemplo, "os trabalhadores dos armazéns tenham que caminhar 24 quilómetros por dia" e "transportem equipamentos digitais que controlam os seus movimentos".

Além de Bezos, os 20 mil participantes na votação pela Internet elegeram mais oito nomes de executivos da Qatar Airlines, News Corp., Wall-Mart, JP Morgan Chase, Goldman Sachs Group, Koch Industrie, Samsung e Giencore Xstrata.   

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta