Comentários: 0
Queres triunfar no trabalho ou negócios? Usa gestos para pareceres mais inteligente

Não basta sê-lo, há que parecê-lo. Mais uma vez, parece que o povo tem razão neste seu ditado popular. Neste caso, tu queres parecer mais inteligente e assim triunfar melhor no teu trabalho ou negócios? A história mostra que os grandes políticos, filósofos ou palestrantes fazem uso da linguagem gestual para tornarem os seus discursos mais interessantes e parecerem mais inteligentes.

Duas estudantes de artes na Universidade de Londres, Alice May Williams e Jasmine Johnson, construíram agora um glossário de gestos para a discussão crítica que te pode ajudar neste desafio, tal como conta o Dinheiro Vivo.

Um dos mais conhecidos é chamado de "The Critical Whirl", que é como quem diz "já li tanto Marx que agora nem consigo encontrar palavras". Consiste em rodar a mão, dedos juntos e virados para a frente, no sentido dos ponteiros do relógio, rapidamente, indicando movimento em direção à audiência, descreve o jornal.

O segundo será bem conhecido dos portugueses, fazendo parte de alguns dos gestos mais comuns: A Palmada com as Costas da Mão. É como quem diz "já disse e torno a dizer".

Outro gesto bem comum entre os latinos e não só, também bastante comum entre políticos: o dedo em riste, cotovelo fletido, apontando para cima e para baixo, como quem diz "eu bem te avisei (que tinha razão)".

O "The Shelf Sweep", tal como explica o diário, corresponderia à "limpeza da prateleira", visto que se parece exatamente com o movimento que ambas as mãos fazem se quisermos atirar com todo o conteúdo de uma prateira ao chão. E o que significa? As autoras sugerem que é bastante útil para explicar hierarquias. Como quem diz "atrás de um, vem outro".

Um dos gestos mais utilizados por teóricos e pensadores poderá ser este: "Apanhar pequenas ideias". Tal e qual, com a mão virada para baixo, junte os dedos como se fosse apanhar grãos de areia e puxe-os para cima. Em opção, pode apresentar os grãos imaginários na palma da mão. Isto "só deve ser usado em frente a uma audiência", dizem as artistas.

Mais um gesto tipicamente académico: o trampolim imaginário de mãos. Vire as mãos para baixo e faça-as saltar, de um lado, para outro lado. É como quem diz "tirar uma ideia do contexto e aplicá-la noutro". Pode ser usado inúmeras vezes.

E o gesto à "empregado italiano"? É aquele gesto com o indicador e o polegar unidos, apontando na nossa direção repetidamente, como quem diz que quer comida para a boca. Numa palestra, significa "usar os termos livremente".

Finalmente, os dois gestos que vão fazê-lo parecer realmente intelectual: a dialética e a mini-dialética. Forme um "U" com o polegar e o indicador e rode a mão.

Para a mini-dialética, aproxime o polegar e o indicador, rodando a mão. A dialética e a mini-dialética são dois dos mais poderosos gestos, conhecidos apenas dos mais eruditos: exemplificam a mudança ou ajudam a identificar um pequeno pormenor. E são "altamente contagiosos", alertam Alice May Williams e Jasmine Johnson.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade