
As relações que se estabelecem no local de trabalho nem sempre são fáceis. Durante a tua carreira irás encontrar, certamente, bons profissionais. Mas nem sempre. A tua vida laboral também poderá ser contaminada pelos chamados "colegas tóxicos" e, por isso, o melhor será aprender a identificá-los, para que não sejas apanhado de surpresa em nenhuma das situações que vamos enumerar de seguida.
De vítimas a vilões
Antes de mais será importante traçar o perfil deste tipo de colegas e procurar entender a origem destes comportamentos. Um estudo realizado pela Universidade de Buffalo, em Nova Iorque, revela que os profissionais que sentem que são prejudicados no trabalho podem começar a "minar" os restantes colegas.
Um dos principais autores do estudo, KiYoung Lee, refere que "quando um trabalhador é prejudicado, isso dificulta a sua capacidade de alcançar o sucesso, de manter relações positivas e de construir a sua reputação", uma situação que pode custar às instituições a rotação de funcionários e a redução de produtividade, face aos problemas de saúde que os trabalhadores irão enfrentar.
O estudo descobriu que os "colegas tóxicos" sentem que foram tratados com desrespeito e injustiça e que, por isso, desenvolvem comportamentos tendencialmente mais egoístas e que prejudicam os outros colegas. Passam, assim, do papel de vítimas para ao de vilões.
Os sinais que identificam este tipo de colegas
Nem sempre será fácil decifrá-los, já que os "colegas tóxicos" podem ser dissimulados e altamente produtivos. Mas fica a conhecer os principais sinais, selecionados pelo Dinheiro Vivo, e que te podem ajudar a identificar um colega potencialmente perigoso:
1. Os colegas tóxicos são altamente competitivos
Não esperes preguiça deste tipo de profissionais. Vão colocar o melhor de si em cada tarefa e querer atingir o estatuto de melhores entre os melhores, nem que, para isso, seja necessário prejudicar os outros.
2. Vão testar os teus limites
Provavelmente, vão colocar-te à prova, sempre que falarem contigo, à espera que dês um passo em falso.
3. Um alvo nunca vem só
Este é o tipo de colegas que não irá prejudicar apenas uma pessoa. Os alvos serão vários, porque prejudicar uma só pessoa não chega.
4. Às vezes também podem conversar muito e trabalhar pouco
Este será o tipo de colegas que não deixa passar nenhum tipo de mexerico ao lado. Interessam-se pela vida pessoal dos colegas, sempre à procura de informações que te comprometam.
5. Vão querer distrair-te
Tentar atrasar o teu trabalho e afetar a tua produtividade serão outros objetivos que não perderão de vista.
6. Querem ficar com os louros do teu trabalho
Se o trabalho correr bem, os colegas tóxicos vão querer ficar com os louros do mesmo. Tirar proveito das tuas ideias ou projetos bem sucedidos será uma realidade.
7. Vão deixar-te de parte
Podem querer excluir-te propositadamente de uma determinada conversa, de um evento ou de um projeto. Fica atento.
8. São exímios a espalhar rumores
Querer espalhar boatos ou falsas informações sobre ti também poderá ser uma constante.
9. Querem mostrar mais do que aquilo que realmente são
Auto-estima é algo que não lhes falta e, por isso, irão quase sempre comportar-se como superiores, ainda que possam desempenhar as mesmas funções que tu.
10. Poderão menosprezar-te
Em determinados momentos tentarão causar-te embaraço ou envergonhar-te diante de outros colegas de trabalho.
11. Vão tentar contaminar os outros sobre ti
Os colegas tóxicos vão tentar mudar a forma como os outros te veem, sempre pela negativa, claro.
12. São cautelosos e subtis
Ainda que alguns possam dar nas vistas, a verdade é que a maioria destes colegas não deixam pistas imediatas sobre quem realmente são.
Para poder comentar deves entrar na tua conta