Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Quero arrendar a minha casa a turistas, mas não sei como tributar estes rendimentos. Qual é o regime fiscal que se aplica?

Boa tarde. Estou a pensar em arrendar a minha casa a turistas, mas não sei como tributar estes rendimentos. Qual é o regime fiscal que se aplica?

1 Respostas:

Olá. Tens duas opções. Como proprietária, podes escolher entre tributar a atividade de alojamento local como se uma renda tratasse (há ainda a opção de englobar ao restante rendimento e pagar as taxas previstas para cada escalão) ou através da chamada categoria B (rendimentos empresariais e profissionais). No primeiro caso, aplica-se uma taxa de 28% e no segundo os impostos são pagos com base em 35% dos ganhos gerados. Lembra-te que este ano de 2018 passou a ser obrigatório justificar parte da despesas, sendo que o Fisco deixou de assumir, automaticamente, que 65% da atividade é despesa. Na prática isto significa que se faturares mais de 27 mil euros por ano terás de ir compilando faturas de despesas e apresentá-las no Portal das Finanças.

-1 1
Gosto
Não gosto
  •  
  •  

Para poder comentar deves entrar na tua conta