O novo terminal de cruzeiros de Leixões, edifício curvilíneo com 40 metros localizado à porta do Atlântico, está a ganhar vida e deverá estar concluído até final do ano. Trata-se de um “sonho” antigo da Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL) e que permitirá aumentar o fluxo de navios e passageiros.
Em declarações à agência Lusa, o presidente da APDL, Brogueira Dias, adiantou que acredita que “a obra possa estar concluída no princípio do segundo semestre”, para que a inauguração se realize ainda este ano.
Os números permitem ter uma ideia da grandeza da obra: a área de construção ultrapassa os 19 mil m2; o betão utilizado supera os 18 mil metros cúbicos; foram usadas perto de quatro mil toneladas de aço em armaduras; movimentaram-se quase seis mil metros cúbicos de terras nas escavações.
No que diz respeito ao investimento feito, foram gastos mais de 50 milhões de euros. Até porque, como justificou Brogueira Dias, o terminal “não é apenas o edifício”. “A aposta de Leixões é para consolidar o tráfego que tem vindo a crescer muito nos últimos anos a nível mundial. Leixões também tem acompanhado esse crescimento”, explicou.
Para poder comentar deves entrar na tua conta