O BBVA já recebeu, na semana passada, aquela que é considerada a melhor proposta para a venda da Lusotur. A oferta de compra da promotora imobiliária em Vilamoura, que está nas mãos do banco espanhol devido à falência da Prasa chega do fundo norte-americano Lone Star, que dá suporte a um grupo de investidores internacionais, envolvendo também Paul Taylor, proprietário do resort Monte da Quinta, inserido na Quinta do Lago.
O Expresso noticia que os valores da proposta, apesar de não serem conhecidos,
estarão muito abaixo dos bons tempos em que a empresa imobiliária estava sobrevalorizada quando André Jordan a vendeu aos espanhóis da Prasa.
O valor de compra proposto pelo consórcio com o fundo Lone Star, segundo escreve o semanário, terá ficado em menos de metade da avaliação da Lusotur que figura no balancete dos bancos, rondando os 500 milhões de euros. Isto tendo em conta a dimensão dos ativos da promotora do Algarve, detentora de direitos imobiliários que se estendem por 600 mil metros quadrados de construção, além da gestão da marina de Vilamoura.
Venda liderada pela CBRE em Barcelona
É a partir de Espanha que está a ser conduzido o processo de venda da Lusotur em Vilamoura, tendo a Catalunya Caixa escolhido para liderar este processo a CB Richard Ellis (CBRE) em Barcelona. Houve vários grupos a demonstrar interesse e a levantar o caderno de encargos no âmbito do processo de venda da Lusotur, mas só três se 'chegaram à frente' avançando propostas formais.
A mais favorável vem do grupo de investidores apoiados pelo fundo americano Lone Star, que também integra Paul Taylor, proprietário do resort Monte da Quinta, no Algarve. É a única proposta para venda da Lusotur que está atualimente à mesa das negociações. A decisão final sobre a venda do promotor imobiliário em Vilamoura cabe agora ao banco espanhol BBVA, que a 15 de julho passou a integrar, num processo de fusão, a Catalunya Caixa, até à data proprietária da Lusotur.
Artigo visto em
Para poder comentar deves entrar na tua conta