Comentários: 1
Rendas actualizadas a partir de setembro e com retroactivos
autorizado

Os inquilinos que alegam carências financeiras e que solicitaram às finanças a Declaração do Rendimento Anual Bruto Corrigido (RABC), que servirá para determinar uma renda mais baixa durante cinco anos, vão ver a renda ser actualizada a partir de setembro, quase dez meses depois da nova Lei do Arrendamento Urbano ter entrado em vigor – 12 de novembro de 2012. Isto porque a renda actualizada começa a ser paga no primeiro dia do segundo mês seguinte: se o valor for fixado em julho, a renda é paga a partir de 1 de setembro.

De acordo com o Jornal de Negócios, além da renda aumentar, mesmo que menos que o “normal”, os inquilinos que alegaram dificuldades financeiras têm de pagar os retroactivos, ou seja, os acertos devidos ao atraso na apresentação aos senhorios do RABC, que as finanças só começaram a entregar segunda-feira (dia 15). Sublinhe-se que os retroactivos podem ir, no máximo, a meia renda por mês. por exemplo: um inquilino que a 1 de fevereiro tenha recebido do senhorio uma comunicação de aumento da renda e respondeu a 1 de março que estava à espera do RABC, como a renda seria devida a partir de 1 de maio já tem três meses de actualizações em atraso.

Até junho, segundo a Associação de Inquilinos Lisbonenses (AIL), 40 mil famílias tinham pedido avaliação de rendimentos ao fisco. As finanças justificaram o atraso na atribuição da declaração de RABC com a necessidade de ser desenvolvida uma aplicação informática.

Notícias relacionadas

Renda pode subir se os filhos tiverem a morada fiscal dos pais

Declaração de rabc obriga inquilinos a ir de novo às finanças

Lei das rendas: inquilinos já estão a entregar a casa aos senhorios

Ver comentários (1) / Comentar

1 Comentários:

12 Setembro 2013, 22:42

Gostaria que alguém me informasse na lei do arrendamento se e legal a um casal de 73 e 78 anos com uma renda de casa actual de 71 euros receber carta a informar de aumento para 200 euros mensais. Casal já habita a casa há 35 anos e tem reforma de 600 euros mensais , a senhora não tem reforma pois foi domestica toda a vida. Onde se pode contestar este tipo de abuso impedindo o aumento da renda.

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade