O antigo Cinema Londres, na Avenida de Roma, em Lisboa, vai ser transformado numa loja de produtos chineses. O movimento de comerciantes da zona e o núcleo lisboeta da associação Mais Democracia não se conformam com a decisão e defendem que aquela que em 1972 foi apresentada pela comunicação social como “a mais luxuosa sala-estúdio de Lisboa” deve ser convertida num pólo cultural.
Quando o cinema fechou em Fevereiro de 2013, depois de a Socorama, que era à data o segundo maior exibidor de cinema em Portugal, ter entrado em processo de insolvência, a empresa chegou a dizer que o encerramento não era definitivo.
No entanto, de acordo com o jornal Público, os proprietários do espaço já celebraram "um contrato de arrendamento comercial com uma Sociedade de Direito Português, mas com sócios de origem chinesa".
Um dos co-proprietários do Londres e representante dos restantes cinco, que não se quis identificar, explica ao mesmo jornal que ao longo dos últimos meses foram efectuadas diversas diligências e negociações no sentido de arrendar de novo aquela fracção para actividade análoga à anterior, embora com características mais abrangentes. "Infelizmente, não foi possível concretizar nenhuma dessas hipóteses", afirma em esclarecimentos enviados por escrito, nos quais acrescenta que o referido contrato de arrendamento foi celebrado "à falta de outras alternativas".
Para poder comentar deves entrar na tua conta