Comentários: 0

Há mais de 50 anos que a Quinta dos Ingleses, em Carcavelos (Lisboa), está para ser reurbanizada, mas só agora o Plano de Pormenor do Espaço de Reestruturação Urbanística de Carcavelos-Sul (PPERUCS) foi aprovado, em Assembleia Municipal. Está previsto, no entanto, que o mesmo só esteja construído dentro de 20 anos.

De acordo com o Dinheiro Vivo, o PPERUCS, que tinha sido apresentado em novembro pela Câmara de Cascais, prevê a transformação dos 54 hectares daquele espaço abandonado num ninho de empresas, 906 fogos, um hotel de cinco pisos e ainda 20 hetares de espaços verdes. Este será, portanto, o maior parque urbano de Cascais.

A decisão da autarquia não agradou a cerca de 200 moradores, que contavam que o plano ficasse por terra. 

A Quinta dos Ingleses chama-se inicialmente Quinta Nova ou de Santo António e foi responsável pela produção de vinho durante séculos. A partir do século XIX, o destino destes 54 hectares com vista para a praia alterou-se, na sequência de uma praga que comprometeu a produção de vinho. E em 1870 o palácio e a quinta acabariam por receber a instalação do Cabo Submarino, que estabelecia a ligação entre Inglaterra e Bombaím, na Índia, e posteriormente com os Açores, Cabo Verde e Brasil.

Passou a chamar-se Quinta dos Ingleses após a fixação de uma colónia de ingleses no local. Desta ocupação restam ainda vários edifícios, como o hospital ou o Queen's building. De referir que o solar da Quinta ainda é ocupado pelo colégio St. Julian’s School.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade