Comentários: 0
Era uma vez... um palácio abandonado (Castelo da D. Chica) que está à venda no idealista
idealista

O Castelo da D. Chica – também conhecido como Palácio da D. Chica ou Castelo de Palmeira – é um edifício apalaçado de caraterísticas ecléticas sobre um estilo romântico que está localizado em Palmeira, no concelho de Braga. Foi desenhado/projetado pelo arquiteto suíço Ernesto Korrodi e começou a ser construído em 1915, tendo sido classificado Monumento de Interesse Público em 2013. Tendo em tempos despertado o interesse de Lady Di, está devoluto e custa dois milhões de euros.

A origem do Castelo da D. Chica remonta a 1915 e o imóvel foi concebido para servir de habitação a J. Ferreira do Rego e sua mulher, a brasileira Francisca Peixoto Rego, a quem se refere a designação popular do monumento, lê-se no site da Direção Geral do Património Cultural (DGPC).

Reza a história que a construção do edifício foi interrompida em 1919, tendo a obra ficado incompleta, nomeadamente no interior do imóvel. “Embora a estrutura edificada apresente algumas soluções que diferem do projeto desenhado por Korrodi, essa “evolução” assinala “(...) a persistência de um gosto que lhe permitiu materializar a sua ‘Habitação Nobre’ ideal”, que remetia sobretudo para referências neogóticas, refere a DGCP.

Uma descrição, de resto, que também consta no anúncio de venda do Castelo da D. Chica colocado no idealista – está a ser negociado por dois milhões de euros pela mediadora Imoleite sociedade de mediação imobiliária, Lda.

Ao longo dos anos são muitas as histórias relacionadas com este palácio, que já teve vários proprietários. Diz-se que foi vendido pela primeira vez em 1938, por 165 contos, por um fidalgo inglês que posteriormente o revendeu. O novo proprietário terá sido Francisco Joaquim Alves de Macedo, mas o Castelo da D. Chica foi parar às mãos da Junta de Freguesia de Palmeira já na segunda metade do século XX, que o concessionou empresa à IPALTUR, Investimentos Turísticos, S.A.

Em 1992, Joaquim Costa, gestor da IPALTUR, terá trespassou o palácio à empresa “Veloso - Empreendimentos Turísticos e Residenciais”, tendo em vista o pagamento de uma alegada dívida, o que não foi aceite pelos credores, e no ano seguinte foi proposto o pedido de falência da IPALTUR por parte da CGD, principal credora desta empresa.

Mais tarde, em 1998, o imóvel foi adquirido pelo banco estatal, que o vendeu em hasta pública em 2004 por cerca de dois milhões de euros à imobiliária Europovoa – Construções e Imobiliária,Lda., liderada por José Campos. Esteve no mercado desde então e foi adquirido, no ano passado, por José Veloso Azevedo, empresário da construção civil da região de Braga.

Consta que o Castelo da D. Chica, que continua à procura de novo dono, como podes ver no anúncio de venda publicado no site idealista, chamou a atenção da princesa Diana. Lady Di, dizia-se, queria comprar um palácio às portas da cidade e teria estado interessada neste palácio. A história foi relatada pelo Público, em 2012.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta