Movimento nasceu nas redes sociais e donativos servirão para comprar e remodelar a casa sem condições onde vivem várias crianças.
Comentários: 0
Movimento “Vamos dar uma casa à Tatiana”
Photo by Helena Lopes on Unsplash

“Vamos dar uma casa à Tatiana”. Assim começou a onda de solidariedade que invadiu as redes sociais nos últimos dias. O apelo foi lançado por Carmen Garcia, enfermeira e autora do blogue “A Mãe Imperfeita”, depois de ficar a conhecer a história de Tatiana: uma jovem de apenas 22 anos que ficou a cuidar de três irmãos menores, uma das quais com deficiência, depois da morte dos pais, numa casa sem condições em Vendas Novas. O objetivo era angariar 17.500 euros para comprar a velha casa onde vivem e fazer obras, mas em poucos dias a conta solidária ultrapassou os 137.256,70 euros. 

“Este ano é urgente darmos uma casa nova a esta família. Porque a Tatiana cuida de três irmãos menores desde a morte da mãe por doença oncológica (o pai morreu há vários anos) (...) Com 600 euros por mês a Tatiana, que é uma cuidadora de mão cheia, não consegue sustentar quatro pessoas e pagar uma renda. E é por isso que vivem numa verdadeira barraca como vos mostro nas imagens”, pode ler-se no apelo feito pela blogger Carmen Garcia no dia 19 de novembro, na passada sexta-feira, nas redes sociais.

“A Tatiana dorme no meio de um suposto corredor para poder ceder o suposto quarto aos irmãos. As paredes lavam-se com lixívia à segunda e à sexta o bolor já tomou conta de tudo outra vez. A humidade é insuportável ali dentro”, continua, dizendo que nesta “barraca em que vivem há frio, humidade, chuva e tristeza”.

“Fico furiosa por perceber que, num estado social as nossas contribuições e impostos salvam bancos e companhias aéreas, mas não salvam famílias”, frisa ainda nas suas redes sociais.

"Vamos dar uma casa à Tatiana" - a força de uma onda de solidariedade
Casa onde vive Tatiana e os irmãos

Comprar e fazer obras numa casa sem condições para viver

Quando fez a primeira publicação, há poucos dias, Carmen Garcia tinha por objetivo angariar os 17.500 euros para comprar a casa sem condições onde Tatiana vive com os irmãos e fazer algumas obras. “Falámos com o senhorio que nos aceitou vender a "casa" por 17.500 euros. Temos o projeto para a remodelar (que é quase reconstruir)”, explica.

A mensagem espalhou-se rapidamente pelas redes sociais, partilha atrás de partilha, e chegou também à influencer Madalena Abecasis, que se juntou a Carmen Garcia para estabelecer contactos e ajudar neste projeto da nova casa. Menos de três dias depois, conseguiram reunir um montante de 47.053,36 euros. A onda de solidariedade que se gerou foi grande, e além de donativos monetários, foram também oferecidos outros bens e serviços. Entretanto, a conta solidária atingiu os 137.256,70 euros e já foi encerrada. O objetivo, diz a enfermeira, "foi superado".

Numa publicação recente, Carmen Garcia revela o valor angariado e quais serão os próximos passos para ajudar esta família. “Já entregámos a papelada para que se comece a tratar da escritura (lembro que o valor da "casa" é de 17.500 euros). Temos uma notária aqui de Vendas Novas (Mariana Santos) que se ofereceu para tratar de tudo de forma gratuita. Ao mesmo tempo temos a querida D. Miza a ajudar-nos a agilizar todo o processo burocrático”, refere.

Entretanto, uma empresa de construção e projetista já visitaram o local e para “ver o que pode ser aproveitado em termos de estrutura e o que tem de ir abaixo”. Carmen garante que “a nova casa terá seguramente três quartos, um WC onde a Bi [a irmã que tem trissomia 21 e nasceu sem reto, sofrendo de incontinência fecal] possa fazer uma higiene com todo o conforto, uma sala e uma cozinha dignas desse nome”. Um café-restaurante irá oferecer as refeições aos trabalhadores da obra custo zero, e várias marcas têm vindo a contactar Madalena Abecasis para oferecer materiais de construção, revestimentos, mobílias, colchões, etc..

Carmen Garcia explica ainda que estão a tratar “de apoio psicológico para um dos menores e de terapias para a Bi”. “Se conseguirmos dinheiro que não seja utilizado diretamente na casa, este servirá para garantir o bem-estar desta família e, também, um futuro com dignidade à Bi. Se é difícil ser uma criança deficiente em Portugal nem queiram imaginar o que é ser adulto e deficiente neste país”, argumenta.

"Por todas as razões não vamos entregar quantias elevadas de dinheiro à família, mas vamos garantir a casa, o carro, a saúde, as terapias e o futuro dos menores", acrescenta Carmen Garcia.

A enfermeira e blogger garante que fará um ponto da situação na sua página de Facebook e Instagram sempre que se justifique.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta