
Detetar estranhos em casa ou prevenir quedas. Será esta a dupla função do HelpinTex, um tapete português inteligente que promete revolucionar o setor dos têxteis. O projeto de investigação, a cargo de três entidades nacionais, está em fase de testes e prototipagem e deverá chegar muito em breve ao mercado.
“O projeto HelpinTex visa a investigação e o desenvolvimento de uma nova linha de tapetes multifuncionais e inteligentes, que através de um sistema sensorizado totalmente integrado na estrutura têxtil, é capaz de alertar para a presença e/ou movimentos na habitação”, lê-se na descrição do projeto.
O tapete, que pretende facilitar a segurança e combater a criminalidade na propriedade privada, terá ainda uma funcionalidade que atuará como elemento preventivo de quedas. A solução HelpinTex permitirá, por exemplo, “que um cuidador receba, na sua ausência, alertas quando não for detetado movimento ou no caso de movimentos anómalos, permitindo-lhe intervir rapidamente e providenciar assistência médica ao seu paciente”.

O HelpinTex resulta de um trabalho conjunto do Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes (CeNTI), em Vila Nova de Famalicão, do Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal (CITEVE) e de uma empresa vocacionada para os têxteis-lar, a António Salgado, em Guimarães, que atua como promotor-líder.
O tapete inteligiente deverá chegar este ano à sua última etapa de desenvolvimento. “Nesta fase, estamos a desenvolver os protótipos do projeto e suas otimizações. Os protótipos resultantes serão avaliados para posterior certificação", referem os investigadores, citados pelo Dinheiro Vivo. Ainda não há data para o lançamento, nem preços, mas é certo que o tapete terá diferentes ofertas de cores, tamanhos e padrões.
Para poder comentar deves entrar na tua conta