
Sustentabilidade e eficiência energética estão na ordem do dia, especialmente considerando os altos preços da luz. Mas agora, também já é possível aproveitar a energia do vento para produzir eletricidade em casa – e estão a surgir cada vez mais alternativas para esse efeito. O RidgeBlade é um exemplo. Trata-se de um gerador de vento que pode ser colocado no telhado.
Como funciona o RidgeBlade
O que está associado à energia eólica é um moinho de vento, no entanto, o RidgeBlade tem uma aparência e design muito diferentes, semelhante a uma quilha de surf reversa, que resolve muitos dos problemas associados às turbinas eólicas tradicionais.
Essa tecnologia conecta-se à superfície de um telhado inclinado ou de duas águas, adicionando apenas um pouco de espessura à estrutura. O gerador recolhe e direciona a energia eólica aproveitando o efeito de foco do vento, que é forçado a percorrer a superfície do telhado, acelerando o fluxo do vento através da turbina.
Como resultado, a velocidade do vento ao redor do teto torna-se ainda mais que o triplo da velocidade real do ar. Colocar a turbina nesta área de alto fluxo significa obter até nove vezes mais potência em comparação com um sistema HAWT (Horizontal Axis Wind Turbine).
Um gerador de vento no telhado de uma casa
O design do RidgeBlade permite geração de energia consistente, mesmo em condições de vento turbulento. O aparelho emprega aerodinâmica avançada para evitar som durante a operação e é projetado para limitar a velocidade através das suas propriedades aerodinâmicas.
As unidades atingem a plena operação em velocidades de vento de 25 milhas por hora (mph) e, nesse nível, a turbina atinge a sua velocidade máxima de rotação, que pode suportar até mesmo condições climáticas violentas, como tempestades e nevões. Segundo a empresa, o RidgeBlade resiste a ventos de mais de 160 km/h.
O design, a simplicidade da sua instalação e a autorregulação tornam este inovador gerador eólico ideal para áreas comerciais e urbanas. As aplicações que pode ter, segundo a empresa, são: residencial, comercial, militar, médica, agrícola e governamental.

Três projetos de acordo com as necessidades
Dependendo da finalidade e da superfície disponível para a instalação, a empresa oferece três modelos:
- RB1 Residencial
O RB1 é a versão doméstica menor do RidgeBlade. Ele foi projetado para produzir eletricidade em diferentes condições de vento (incluindo baixas velocidades), sem causar impacto visual na casa ou no edifício.
O gerador é adequado para quase qualquer local, incluindo residências particulares, bem como locais ambientalmente sensíveis, como parques naturais e áreas rurais.

- RB2 Comercial
É o maior e mais poderoso modelo comercial da RidgeBlade. Ele foi projetado para ser instalado numa ampla variedade de edifícios. Mantém o desempenho em várias condições de vento e fornece mais potência do que a turbina RB1 menor. Pode ser instalado em edifícios industriais ou locais agrícolas.
- Unidade solar híbrida
Para máxima eficiência e desempenho, a RidgeBlade oferece soluções híbridas que combinam energia eólica e solar. Estas unidades combinam todas as vantagens dos sistemas básicos de turbinas RB1 e RB2 e adicionam painéis solares fotovoltaicos. Os modelos empregam painéis solares de baixo perfil que são integrados à estrutura do telhado existente.
Para poder comentar deves entrar na tua conta