
Poupar na fatura da luz? Esta turbina eólica instala-se no telhado
Sustentabilidade e eficiência energética estão na ordem do dia, especialmente considerando os altos preços da luz. Mas agora, também já é possível aproveitar a energia do vento para produzir eletricidade em casa – e estão a surgir cada vez mais alternativas para esse efeito. O RidgeBlade é um exemplo. Trata-se de um gerador de vento que pode ser colocado no telhado.

Apoio a edifícios sustentáveis sobe para 135 milhões de euros
O Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis já recebeu cerca de 106 mil candidaturas até ao momento. E tendo em conta a elevada procura que se faz sentir, o Ministério do Ambiente decidiu que vai reforçar a dotação deste programa em 39 milhões de euros, para uma dotação global de 135 milhões de euros.

Energias renováveis: projeto em Cascais promete aliviar famílias
A Câmara de Cascais (Lisboa) lançou esta segunda-feira (19 de setembro de 2022) um projeto que visa potenciar a produção de energia renovável e reduzir os custos das famílias com a fatura da eletricidade, anunciou a autarquia.

Casas eficientes: esta eólica sem pás produz energia doméstica
As energias verdes são hoje uma prioridade para enfrentar a crise energética que se vive na Europa. Ter casas mais eficientes em termos energéticos é o caminho.

"Há novas formas de gestão de consumo da energia mais baratas"
A energia e a seca estão na ordem do dia.

Ilhas de energia renovável: Dinamarca quer ser independente da Rússia
O Ministério do Ambiente da Dinamarca anunciou que vai reforçar o investimento na construção de duas ilhas artificiais, que vão albergar turbinas eólicas e centrais elétricas, para acelerar o desenvolvimento deste projeto. Trata-se de uma aposta firme do Estado dinamarquês para que as energias renováveis se tornem na principal fonte de abastecimento de energia do país. O custo estimado da obra é de cerca de 34.000 milhões de euros e só estava previsto estar operacional em 2030. Mas com a guerra na Ucrânia, o Executivo dinamarquês decidiu acelerar o projeto para reduzir a dependência do país de combustíveis fósseis, que vêm sobretudo da Rússia.

Energia elétrica: 73% da produção tem origem renovável
A produção de energia elétrica está na agenda do dia por bons e maus motivos. Portugal deixou de incluir o carvão como fonte de energia em dezembro e, nesse mesmo mês, atingiu-se um novo marco no que diz respeito à produção de eletricidade a partir de fontes renováveis – representou 73% do total. Mas, por outro, os preços da eletricidade têm estado a subir um pouco por toda a Europa e Portugal não é exceção.
Governo autoriza parque eólico da EDP Renováveis que estava parado há uma década
O Governo autorizou a licença de produção do parque eólico de Penacova, promovido por uma empresa da EDP Renováveis. Trata-se de um projeto que já vem do concurso público eólico de 2008 e que representa um investimento de 60 milhões de euros.

Quatro parques eólicos começam a ser construídos ainda este ano
A alemã Ferrostaal e o consórcio Ventinveste, da Galp e da Martifer, garantiram um financiamento de 175 milhões de euros para construção de quatro parques eólicos no país. As obras começam este mês e os parques devem entrar em operação faseadamente até final de 2016.

Pouparam-se 846 milhões de euros com as energias renováveis em 2013
As chuvas fortes e os ventos violentos que se fizeram sentir no primeiro e último trimestres do ano passado estiveram na origem de sérias poupanças, graças ao aumento de produção das energias renováveis. Ou seja, o mau tempo que se verificou nos últimos anos causou danos e despesas um pouco por todo o País, mas também significou poupanças elevadas, na ordem dos 846 milhões de euros.

Energias renováveis fornecem quase 60% da eletricidade consumida em 2013
No ano passado 58,3% da eletricidade consumida em Portugal foi produzida a partir de fontes renováveis. Um aumento de 20% em relação ao ano anterior que permitiu diminuir a eletricidade importada em 2,8 vezes.

“Earthship”, casas ecológicas construídas com garrafas, latas e pneus
Chamam-se “Earthship” (navios terrestres) e são casas autossuficientes construídas com material reciclado – garrafas, latas e pneus cheios de terra – que ajudam a garantir a sobrevivência dos ocupantes em casos de catástrofes.

radiografia do dia: os dez países com mais capacidade eólica do mundo
portugal é o décimo país do mundo com mais capacidade eólica instalada (4.398 megawatts).

rumores
fmi e ue sugerem semana de trabalho de seis dias à grécia: a "troika" sugeriu ao governo de atenas a flexibilização das relações laborais através de diversas medidas, onde se inclui o aumento da semana de trabalho de cinco para seis dias.
obras tornam torre eiffel mais ecológica
a torre eiffel, monumento emblemático da capital francesa, passará, a partir de 2014, a produzir parte da energia de que precisa para funcionar, bem como a permitir um melhor acesso de pessoas com mobilidade reduzida ao espaço.
edp quer construir primeiro parque eólico flutuante
a edp está preparada para construir o primeiro parque eólico flutuante, numa iniciativa que visa replicar a windfloat, a torre eólica flutuante em alto mar que existe ao largo da póvoa do varzim e que foi inaugurada este fim-de-semana.