
A arquitetura, às vezes, pode ser como jogar tetris, aquele videojogo em que o objetivo é encaixar um corpo num espaço delimitado com uma margem de erro muito pequena. E se não, pergunte-se ao arquiteto Satish Jassal, que no projeto desta pequena casa, chamada Haringey Brick Bungalow, teve que trabalhar muito para superar os desafios de um terreno localizado num daqueles bairros típicos de caráter vitoriano no norte de Londres.

"Esta casa de dois quartos recém-construída mostra o que é possível alcançar num terreno limitado, desde que o planeamento, o contexto e os materiais sejam levados em consideração." Mas as dificuldades foram além disso, afetaram também o acesso. "O local está situado atrás de um talho na movimentada Turnpike Lane, cujo acesso é feito apenas por um corredor coberto de um metro de largura entre os estabelecimentos comerciais", explicam a partir do estúdio.

Não só o espaço disponível era limitado, como o acesso também era difícil. Isso levou o Satish Jassal Architects a ter que ser inovador e criativo para alcançar uma sensação de amplitude nesses espaços apertados. Algo que conseguiu através da disposição de dois volumes que compõem a estrutura da casa, com os quais criaram espaços exteriores, como um pátio de entrada numa extremidade e um quintal na outra.

As áreas exteriores oferecem perspetivas distintas, juntamente com claraboias no topo de cada volume. Mas o que mais se destaca se se olhar a casa de fora, é o tijolo vermelho com o qual ela foi construída, bem como seus dois telhados piramidais. Os telhados piramidais são projetados para permitir que a luz natural inunde o interior da casa e para criar uma sensação de interesse visual. Os tetos abobadados fazem com que a casa transmita uma sensação de espaço. As janelas do chão ao teto permitem que a luz natural entre na casa e criam uma sensação de amplitude.
Um amplo espaço que se estende por ambos os volumes abriga uma generosa sala de estar, sala de jantar e cozinha. Os tetos de madeira laminada com painéis em relevo seguem a forma de telhados piramidais, atingindo alturas de até 3,5 metros no ponto mais alto, criando uma sensação de amplitude no interior. Entre a decoração, destacam-se os lustres suspensos de madeira, que trazem um toque elegante ao tamanho modesto dos espaços interiores.

Para alcançar a coerência visual entre interior e exterior, os arquitetos optaram por manter a continuidade do tijolo vermelho artesanal nos materiais interiores, combinando-o com tons quentes de carvalho e superfícies limpas e brancas. Isto cria uma harmonia perfeita entre a forma exterior e interior da casa.

Através de escolhas de design e construção meticulosamente medidas, Satish Jassal Architects conseguiu criar um espaço de vida leve, poroso e aberto num lugar movimentado de uma rua de Londres, demonstrando que, ao apostar na criatividade e inovação, uma estrutura de pequenas dimensões pode ser não apenas uma excelente alternativa, mas pode ter, além disso, com todo o conforto e com a máxima elegância.




Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta