
A "Dot House" (traduzido "Casa das Pintas") conjuga design, conforto e independência. Estes elementos interligam-se nesta casa modular de fabrico digital. Foi construída em 2021 para ser instalada numa zona a norte de Londres, com uns acabamentos perfeitos, que a convertem num lugar ideal para trabalhar, estudar ou simplesmente para lazer.
Esta pequena casa, com a assinatura de Boano Prišmontas, relaciona-se com outros projetos do mesmo gabinete, formado pelos arquitetos Tomaso Boano e Jonas Prišmontas, como o Studio LP ou o deck (pavimento exterior de madeira) de Langley Vale.

A "Dot House" é composta por dois espaços distintos: a sala principal e a casa de banho. Ambos estão separados, mas conectados em simultâneo, por uma porta de madeira de correr, feita à medida. Tem uma superfície total de, apenas, 49 metros quadrados (m2), mas que lhe permite adequar-se às necessidades de cada cliente, visto ser uma estrutura modular. Desta forma, esta pequena casa está dotada de grande versatilidade e adaptabilidade a qualquer jardim.
A sala de estar inclui uma microcozinha, o que possibilita criar um espaço bastante pequeno, mas habitável, independente e autosuficiente relativamente à casa principal; ideal para receber visitas, familiares ou amigos. Do mesmo modo, a sala está pensada para ser uma unidade multifunções e flexível, porporcionando um local auxiliar para trabalhar ou relaxar, como sala de estudo ou de entretenimento.

O jardim está diretamente conectado com a porta, de 3 metros de largura, da casa e permite, assim, uma ligação visual e permanente com a casa principal, criando um diálogo entre os espaços internos da "Dot House" e o jardim que a envolve. A casa de banho, oculta pela porta de correr, abre-se num pequeno vestíbulo iluminado por uma clarabóia e num dos seus lados encontra-se a base de chuveiro e no outro a sanita.

Os materiais e as tonalidades dos interiores foram escolhidos com o máximo cuidado e detalhe para conseguir uns acabamentos estéticos e harmoniosos com o próprio espaço. O teto é composto de madeira contraplacada de bétula FSC e os azulejos de cimento, colocados lado a lado, formam o piso desta casa. As paredes estão cobertas com painéis de madeira laminada contraplacada, enquanto que as paredes da casa de banho são formadas por azulejos de exterior.

Com a utilização destes materiais pretendeu-se encontrar um equilíbrio entre as superfícies visíveis das paredes, o tom natural do contraplacado de bétula do teto e a intrigante textura dos azulejos de exterior na casa de banho. A casa tem aquecimento por piso radiante controlada por sensor de termóstato que lhe confere o conforto necessário.
Desde o exterior, a "Dot House" está revestida por placas de fibrocimento escuro, como alternativa ideal à madeira carbonizada visto que implica uma reduzida manutenção, uma das exigências do cliente.
Bastante interessante é, por sua vez, a construção desta casa independente. Foi fabricada totalmente em Londres, no atelier/ oficina de Boano Prišmontas. Foi elaborada com um chasis de madeira contraplacada à medida da qual foram incorporados os espaços pré-cortados e adequados à distribuição da instação elétrica e de todas as restantes condutas.

Para poder comentar deves entrar na tua conta