
Espelho meu, espelho meu, existe algo mais incomodativo de que ver um objeto com ferrugem? Dificilmente.
Oxidação do ferro ou, em menos palavras: ferrugem, como é popularmente denominado, consegue deixar os ombros de qualquer um descair e não é bem recebido por ninguém, mas dá o ar da sua graça fruto da humidade existente no ar ou quando é exposto à água.
Remover ferrugem: adeus oxidação, olá soluções

Portões começam com o passar do tempo a ganhar novas rugas, bicicletas ao ar livre acabam por também adquirir um aspeto diferente quando são deixadas ao abandonado em varandas destapadas, e os fechos conseguem perder a sua capacidade de fechar ou abrir por estarem oxidados.
É um problema comum a toda a gente, mas os afortunados que vivem no litoral são também os mais azarentos no que diz respeito a esta questão, tendo em conta a maior humidade e salinidade existente no ar que acaba por corroer o aço, o ferro e o alumínio. É como se nos virássemos para ela e disséssemos, instala-te e sê bem-vinda.
Ora, mas frente a frente com a ferrugem, como podemos mandá-la passear e resgatar o brilho das coisas?
Como tirar a ferrugem da roupa

Dói na alma ficar com manchas ferrugem na roupa quando acidentalmente roçamos em algum objeto oxidado e parte o coração recuperar do armário alguma peça esquecida cujas fivelas ou botões ficaram permanentemente tatuadas. Mas há técnicas caseiras que ajudam a remover as manchas.
- Bicarbonato de sódio (ou sal) e limão: a acidez do limão é o condutor que dissolverá a ferrugem cortando o oxigénio do óxido de ferro. A junção de ambos fará uma pasta que deverá cobrir a mancha. Com o auxílio de uma escova, deves esfregar a região. Depois de ficar a atuar por algumas horas, a peça deve ser lavada na máquina.
- Vinagre com sal: ideal para tirar a ferrugem especialmente das calças de ganga. Adiciona vinagre e sal sobre a mancha e deixa secar ao sol. De seguida, enxagua com água fria e leva à máquina de lavar.
- Detergente de lavar a louça e água morna: funciona mais eficazmente se a nódoa for recente e ainda não tiver secado.
Como tirar ferrugem de aço inoxidável

São produtos que habitualmente vêm com a promessa de que não oxidam tão facilmente e até pode ser verdade, às vezes o problema reside no uso que lhes damos. Lavar os tachos com o esfregão pode potenciar a saída da camada protetora e favorecer a entrada de ferrugem.
- Bicarbonado de sódio e água: faz uma pasta e deixa atuar por alguns minutos. De seguida, com o auxílio de um pano retira o bicarbonato de sódio e lava normalmente o tacho
- Vinagre: despeja vinagre sobre a área enferrujada e mantém assim por algumas horas. Depois, com a ajuda de uma esponja ou pano enxagua a região e lava normalmente.
Como tirar ferrugem de metal, ferro e alumínio

As combinações são as mesmas, o que muda aqui é a forma como será retirada já que para isso é preciso raspar com uma esponja de palha-de-aço ou um esfregão, sem danificar a superfície. Depois, é ver as reações químicas dos produtos ganharem forma e fazerem desaparecer a ferrugem, devolvendo o brilho aos materiais.
- Vinagre e bicarbonato de sódio
- Limão e sal
- Bicarbonato de sódio e água
Independentemente da opção de receita caseira que escolhas usar, deves permitir inicialmente que qualquer um dos produtos atue e depois esfregar com a esponja até que a ferrugem desapareça.

Caixotes do lixo, bicicletas, cadeiras, entre tantos outros objetos, ganham uma nova vida e certo é que, o que é cuidado, dificilmente envelhece.
Há ainda produtos específicos de tratamento anti-ferrugem, como por exemplo o WD-40, que protege também contra oxidações futuras. É sobretudo usado para peças como ferramentas, máquinas e bicicletas. Em questões de minutos, a ferrugem perde o território que julgava ter conquistado.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta