
A prosperidade de um país está intimamente ligada ao nível de educação da sua população ativa. Um maior grau de escolaridade contribui para aumentar a produtividade, fomentar a inovação e impulsionar o crescimento económico nacional.
O gráfico divulgado pela Visual Capitalist mostra os países com as populações mais qualificadas, medindo a proporção e o número absoluto de adultos entre os 25 e os 64 anos com diploma universitário. Em Portugal, 29,4% da população ativa — cerca de 2 milhões — tem formação universitária.
A Europa destaca-se, com seis dos dez países que apresentam a maior percentagem de adultos com educação avançada. De acordo com um estudo da CBRE Research de 2023, a Irlanda lidera a lista, com 52% da sua população adulta detentora de diploma superior, seguida por Suíça (46%) e Singapura (45%).
Por outro lado, os EUA contam com cerca de 40% da sua população instruída, totalizando mais de 78 milhões de pessoas com ensino superior.
Em contraste, a Índia e a China, embora sejam os países mais populosos do mundo, apresentam as menores percentagens de adultos com educação superior dentro deste estudo. Ainda assim, devido ao elevado número de habitantes, registam o maior número absoluto de licenciaturas a nível global.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta