A capital portuguesa integra o grupo das 40 melhores cidades para viver em 2025, segundo o relatório “Mapping the World’s Prices” do Deutsche Bank.
Melhores cidades para viver em 2025
Mapping the world's prices 2025 idealista/news

De acordo com o relatório Mapping the World's Prices 2025, elaborado pelo Deutsche Bank Research Institute, Luxemburgo, Copenhaga e Amesterdão são as três cidades com melhor qualidade de vida em 2025. Viena e Helsínquia completam o top 5, destronando Zurique e Genebra em relação ao relatório de 2019.

Lisboa surge na 39º posição entre Madrid (16.ª posição) e Barcelona (43.ª posição), num ranking que avalia a qualidade de vida em 69 cidades à escala global. Por outro lado, Nova Iorque, Londres e Kuala Lumpur ocupam os últimos lugares da tabela.

O estudo analisa os preços de diversos produtos e serviços e compara a qualidade de vida com base em indicadores como poder de compra, segurança, acesso a cuidados de saúde, clima, poluição, tempo médio de deslocação e a relação entre o preço da habitação e de arrendamento disponível.

No que diz respeito aos salários, os trabalhadores mais bem remunerados encontram-se em Genebra, Zurique e São Francisco (mais de 7.000 dólares por mês), enquanto os menos bem pagos estão no Cairo, Bogotá e Rio de Janeiro (entre 165 e 439 dólares).

A cidade com o transporte público mais caro é Londres, onde um passe mensal custa 244 dólares (30% mais do que há cinco anos). Em contraste, no Luxemburgo, o transporte público é gratuito.

O relatório revela ainda que as cidades onde é mais caro comprar uma cerveja nacional são Sydney (4,75 dólares), Melbourne (4,59 dólares) e Singapura (4,27 dólares). Já Lisboa está no fundo da lista, com um preço médio de um euro.

Do mesmo modo, uma refeição de três pratos para duas pessoas num restaurante de gama média custa mais em Nova Iorque, Genebra e Zurique (mais de 145 dólares), e menos em Bangalore, Jacarta e Deli (entre 18 e 20 dólares).

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.