Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Radiografia do dia

Últimas notícias sobre "Radiografia do dia" publicadas em idealista.pt/news

Radiografia do dia: Evolução da prestação da casa nos últimos anos

Más notícias para quem pediu dinheiro emprestado ao banco para comprar casa. Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), em março, a taxa de juro implícita no conjunto dos contratos de crédito à habitação situou-se em 1,445%, mais 0,013% que no mês anterior.

Notícia sobre:

Radiografia do dia: Ranking ATP, que tem um português no top 40

João Sousa é o primeiro tenista português a entrar no top 40 do ranking ATP. Os 45 pontos somados no ATP Masters 1000 de Miami, onde foi derrotado pelo checo Tomas Berdych na terceira eliminatória, valeram ao vimaranense uma subida de quatro lugares no ranking mundial, passando a ocupar a 38ª posição.

Notícia sobre:

Ter o próprio negócio, sim ou não? Quase 40% dos portugueses gostava...

A generalidade dos portugueses “vê com bons olhos” a possibilidade de ter um negócio próprio. Quando questionados sobre de gostavam de um dia ter o seu próprio negócio, 3 milhões e 352 mil portugueses responderam de forma positiva (“Concordo”), um valor que representa 39,1% dos residentes no Continente com 15 e mais anos. Em causa está um estudo da Marktest com dados relativos ao mês de julho de 2020, já em plena pandemida da Covid-19. 

Notícia sobre:

Portugueses entre os europeus que mais andam de carro

Os dados são relativos a 2018, bem anteriores, portanto, à pandemia da Covid-19, mas permitem concluir que os portugueses são dos europeus que mais usam o carro para viajar. Portugal é, de resto, o segundo país onde o uso do automóvel é mais elevado, com 88,4% das deslocações a serem feitas através de automóvel. Apenas os lituanos superam os números nacionais (90,4%), segundo dados revelados recentemente pelo Eurostat.

Notícia sobre:

Impacto da Covid-19 na mortalidade em Portugal

Entre 2 de março de 2020, data em que foram diagnosticados os primeiros casos com a doença Covid-19 em Portugal, e 30 de agosto, registaram-se 57.971 óbitos em território nacional, mais 6.312 óbitos que a média verificada no mesmo período durante os últimos cinco anos. Destas mais de 6.000 mortes, 1.822 foram devido ao novo coronavírus.

Notícia sobre:

Há 16 anos (desde 2004) que não havia tantos portugueses com conta jovem

Entre janeiro e junho de 2020, havia em Portugal 1.171 mil possuidores de conta jovem, um valor que corresponde a 14,7% do universo composto pelos residentes em Portugal com 15 e mais anos que possuem conta bancária. É preciso recuar 16 anos, até 2004, para encontrar um número maior que o verificado no primeiro semestre deste ano.

Notícia sobre:

Pandemia: evolução dos casos confirmados em 19 países – Europa já enfrenta segunda vaga

A pandemia do novo coronavírus teima em não dar tréguas. O número de infeções na Europa começou a subir em meados de julho e, apesar de ainda não se estar ao nível do que aconteceu em março e abril, os casos positivos voltaram a disparar, nomeadamente em Portugal. A Europa já estará, de resto, a enfrentar uma segunda vaga da Covid-19.

Notícia sobre:

Empresas vão contratar em 2020 e 2021? Mais de metade não...

Mais de metade das empresas nacionais (53,8%) pretende manter o número de colaboradores em 2020 e 2021, sendo que 36% das organizações pretende aumentar o número de colaboradores este ano e cerca de 39% no próximo. Apenas 12% antecipa uma redução de colaboradores no corrente ano, um valor que desce para 7% em 2021. Estas são algumas das conclusões do estudo Total Compensation Portugal 2020, realizado pela Mercer, que analisou este ano 140.000 postos de trabalho em 466 empresas no mercado português.

Notícia sobre:

As maiores operações de venda de tecnológicas espanholas são...

O negócio realizado recentemente pelo fundo EQT IX Fund, que comprou as ações do idealista ao fundo Apax Partners pelo valor da companhia de 1.321 milhões de euros, é o maior da história envolvendo uma tecnológica espanhola. O anterior record já tinha 20 anos – a aquisição, em 2000, da Ya.com por 550 milhões de euros.

Notícia sobre:

Quanto custava “beber um copo” em Portugal e na UE em 2019, antes da pandemia?

Em 2019, comprar uma bebida alcoólica (espirituosa, vinho e cerveja) em Portugal era mais caro que na média dos países da União Europeia (UE), numa lista liderada pela Finlândia. Já a Roménia encontra-se na cauda da talela. Em causa estão dados revelados recentemente pelo Eurostat.

Notícia sobre: