Inflação em Portugal e na UE

Taxa de inflação homóloga abranda na Zona Euro (2,6%) e na UE (2,8%)

Em fevereiro, a taxa de inflação homóloga abrandou para 2,6% na Zona Euro (2,8% em janeiro) e para 2,8% na UE (3,1% em janeiro), segundo dados divulgados esta segunda-feira (18 de março de 2024) pelo Eurostat. Em Portugal, a taxa de inflação medida pelo Índice Harmonizado dos Preços ao Consumidor (IHPC) foi de 2,3%, inferior à verificada no mês anterior (2,5%) e no período homólogo (8,6%).
Inflação desce em Portugal em fevereiro de 2024

Inflação desce para 2,1% em fevereiro – confirma INE

Depois de ter subido em janeiro para 2,3%, a taxa de inflação homóloga em Portugal desceu em fevereiro para 2,1%, segundo dados divulgados esta terça-feira (12 de março de 2024) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Trata-se de um valor superior ao verificado em dezembro (1,4%) e muito inferior ao registado no período homólogo, ou seja, em fevereiro do ano passado (8,2%).
Custos de construção de casas novas sobem em janeiro

Custos de construção de casas novas aumentam 1,9% em janeiro

Em janeiro de 2024, a variação homóloga do Índice de Custos de Construção de Habitação Nova (ICCHN) situou-se em 1,9%, taxa 0,2 pontos percentuais (p.p.) superior à observada em dezembro de 2023. Em causa estão estimativas divulgadas esta quinta-feira (7 de março de 2023) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Confiança dos consumidores está a subir em Portugal

Confiança dos consumidores a subir... e clima económico a descer

O indicador de confiança dos consumidores voltou a aumentar em fevereiro, ao contrário do indicador de clima económico, que diminuiu, interrompendo a trajetória ascendente dos três meses anteriores. Em causa estão dados divulgados esta quarta-feira (28 de fevereiro de 2024) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Taxa de inflação nos países da OCDE

Inflação homóloga na OCDE abranda para 5,7% em janeiro

A inflação homóloga no conjunto da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE) situou-se nos 5,7% em janeiro, 0,3 pontos percentuais (p.p.) abaixo de dezembro, registando-se descidas em dois terços dos países membros.
juros dos depósitos

Juros dos depósitos a prazo caem pela 1ª. vez em cadeia em 16 meses

A remuneração dos novos depósitos a prazo dos particulares foi em janeiro de 2,9%, menos 0,18 pontos percentuais que em dezembro de 2023, sendo a primeira redução em cadeia desde setembro de 2022, segundo dados do Banco de Portugal (BdP). A taxa de juro média dos novos depósitos a prazo de particul