Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Radiografia do dia

Últimas notícias sobre "Radiografia do dia" publicadas em idealista.pt/news

Radiografia do dia: Evolução da prestação da casa nos últimos anos

Más notícias para quem pediu dinheiro emprestado ao banco para comprar casa. Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), em março, a taxa de juro implícita no conjunto dos contratos de crédito à habitação situou-se em 1,445%, mais 0,013% que no mês anterior.

Notícia sobre:

Radiografia do dia: Ranking ATP, que tem um português no top 40

João Sousa é o primeiro tenista português a entrar no top 40 do ranking ATP. Os 45 pontos somados no ATP Masters 1000 de Miami, onde foi derrotado pelo checo Tomas Berdych na terceira eliminatória, valeram ao vimaranense uma subida de quatro lugares no ranking mundial, passando a ocupar a 38ª posição.

Notícia sobre:

Os 50 sites mais visitados no mundo são…

Google, Youtube e Facebook são, por esta ordem, os três sites mais visitados do mundo. Juntos têm 152 mil milhões de visitas mensais, mais que os outros 47 sites analisados pelo Visual Capitalist. No top dez encontram-se ainda, por exemplo, o Twitter, o Instagram e o Wikipedia.

Notícia sobre:

Taxa de pobreza cai para 19,8% em 2020 – mas ainda atinge mais de dois milhões de portugueses

Em 2020, ano marcado pelo surgimento da pandemia da Covid-19, o número de cidadãos que viviam com rendimentos (relativos a 2019) abaixo do limiar de pobreza atingiu 19,8%, o valor mais baixo dos últimos anos: em 2019 e 2018, por exemplo, a taxa de pobreza ou exclusão social em Portugal foi de 21,6%. Em causa está dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) esta sexta-feira (19 de fevereiro de 2021). 

Notícia sobre:

A loucura das criptomoedas: uma bitcoin já vale mais que um quilo de ouro

As criptomoedas voltam a dar que falar em todo o mundo, nomeadamente em Portugal, onde parecem ter cada vez mais seguidores. A mais famosa das moedas digitais, a bitcoin, atingiu no último fim de semana 58.000 dólares (47.855 euros), superando pela primeira vez o preço de um quilograma de ouro, atualmente a valer 57.370 dólares (47.220 de euros).

Notícia sobre:

Desempregados inscritos no IEFP em máximos de quase quatro anos

No final de janeiro de 2021, em pleno confinamento, estavam inscritos 424.359 desempregados nos centros de emprego, segundo dados divulgados pelo IEFP esta segunda-feira (22 de fevereiro de 2021). Trata-se de um aumento de mais de 22.000 desempregados num mês, sendo preciso recuar até maio de 2017 (quase quatro anos) para encontrar um valor mais elevado.

Notícia sobre:

Efeitos da pandemia na saúde mental dos trabalhadores de vários países

O bem-estar mental dos trabalhadores em tempos de pandemia da Covid-19 varia consoante as medidas em vigor nos vários países. Em muitos, como é o caso de Portugal, o teletrabalho passou a ser obrigatório, o que aumentou a tensão e o stress, nomeadamente tendo em conta que muitas pessoas tiveram de conjugar o trabalho com o facto de terem os filhos em casa, em ensino à distância. A juntar a tudo isto há, por exemplo, a organização e arrumação da casa. Os efeitos da pandemia na saúde mental dos trabalhadores são, por isso, elevados.

Notícia sobre:

Endividamento da economia portuguesa em máximos históricos: 745,8 mil milhões de euros

O endividamento do setor não financeiro em Portugal voltou a aumentar em dezembro de 2020, em plena pandemia da Covid-19, atingindo um novo máximo histórico: 745,8 mil milhões de euros. Desse montante, 342,5 mil milhões de euros respeitavam ao setor público e 403,3 mil milhões de euros ao setor privado, segundo dados divulgados, esta quinta-feira (18 de fevereiro de 2021), pelo Banco de Portugal (BdP).

Notícia sobre:

O estado da democracia em ano de pandemia: Portugal volta a ser democracia com falhas

Portugal desceu no Índice de Democracia, que todos os anos é publicado pela revista The Economist. De democracia plena, em 2019, regressou a democracia com falhas, em 2020, um ano marcado pelo aparecimento da pandemia da Covid-19. Com a pontuação global de 7.90 (em 10), Portugal encontra-se agora na 26ª posição do ranking geral, sendo 15º na classificação regional.

Notícia sobre:

Coreia do Sul volta a liderar ranking mundial da inovação

A Coreia do Sul volta a liderar o raking mundial da inovação, tendo destronado a Alemanha, que caiu para o quarto lugar do último Índice de Inovação da Bloomberg. Já os EUA deixaram de constar no top 10, que é dominado por países europeus.

Notícia sobre: