
Destinos europeus para férias: estes são os países mais visitados em 2024
Portugal destaca-se como um dos destinos turísticos mais procurados no verão, ao lado de países como Espanha, França e Itália. Com a recuperação total do setor após a pandemia, estima-se que 1,47 mil milhões de pessoas tenham viajado internacionalmente em 2024. A Europa lidera como principal destino mundial, concentrando mais de metade das chegadas. No entanto, o crescimento do turismo tem gerado desafios, como o aumento dos preços da habitação em cidades como Lisboa, devido à proliferação de alojamentos locais.

Produção na construção cresce 2,9% em junho
O Índice de Produção na Construção cresceu 2,9% em junho, face ao mesmo mês de 2024, segundo dados divulgados esta quarta-feira (13 de agosto de 2025) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Um crescimento alavancado por aumentos verificados nos segmentos Construção de Edifícios e Engenharia Civil.

Taxa de inflação a subir em Portugal – aumenta para 2,6% em julho
A taxa de inflação acelerou, em termos homólogos, para 2,6% em julho, sendo o quarto mês consecutivo de aceleração do Índice de Preços no Consumidor (IPC) em Portugal. Em causa estão dados divulgados esta terça-feira (12 de agosto de 2025) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), que confirmam as estimativas anunciadas inicialmente.

Inflação global em 2025: as perspetivas do FMI e os valores
Depois da pandemia provocada pela Covid-19 e da guerra na Ucrânia terem impulsionado a inflação a nível global, como se perspetivam os números em 2025? Segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI), prevê-se que a inflação permaneça significativamente acima dos 2% recomendados na maior parte do mundo, mesmo ao longo deste ano.

Portugal sobe no ranking da inovação - mas há desafios por vencer
Portugal ocupa a 16.ª posição entre os 27 países da União Europeia no European Innovation Scoreboard 2025, alcançando um índice de 90,7%, o que representa um avanço de três pontos face a 2024. Embora classificado como Inovador Moderado, o país tem vindo a aproximar-se da média comunitária, mas ainda enfrenta desafios estruturais no investimento privado em I&D e capital de risco. A nível europeu, a média da UE situa-se nos 112,6%, tendo registado uma ligeira queda de 0,4 pontos percentuais entre 2024 e 2025, com a Suécia a liderar o top da tabela.

Anel de Fogo: a zona mais sísmica e temida do planeta
O sismo submarino de magnitude 8,8 registado a 30 de julho de 2025 ao largo da costa de Kamchatka (Rússia) voltou a colocar o Anel de Fogo do Pacífico - a região mais sísmica do planeta - no centro do planeta.

População empregada cresce em Portugal no 2.º trimestre de 2025
A população empregada em Portugal, no 2.º trimestre de 2025, atingiu 5248,3 mil pessoas, um aumento de 1,3% face ao trimestre anterior e de 2,9% comparado com o mesmo período de 2024. Este crescimento reflete a recuperação contínua do mercado de trabalho, apesar dos desafios económicos globais. Segundo o INE, o teletrabalho mantém-se relevante, com 20,9% dos trabalhadores e a taxa de desemprego caiu para 5,9%, menos 0,7 pontos percentuais que no trimestre anterior, evidenciando uma melhoria no acesso ao emprego.

Portugal entre os países com maior proporção de emigrantes
Portugal já não lidera a lista dos países da União Europeia com maior proporção de emigrantes. Segundo o relatório Emigração Portuguesa 2024, elaborado pelo Observatório da Emigração, o país passou para a quinta posição, sendo agora ultrapassado por países como Roménia, Bulgária, Lituânia e Croácia.

Salários: rendimento mediano está a crescer – mas de forma desigual
Em 2023, o rendimento mediano declarado pelos portugueses, depois de deduzido o IRS, fixou-se em 11.446 euros anuais. Este valor representa uma subida de 7,2% face a 2022 e mostra que o rendimento está a crescer no país — embora de forma desigual. Ao todo, 71 municípios ultrapassaram a média nacional, com destaque para Oeiras (15.862 euros), Lisboa (14.282 euros) e Alcochete (13.654 euros).

Juros dos depósitos a prazo caem em junho pelo 18º mês consecutivo
A remuneração dos novos depósitos a prazo dos particulares caiu em junho pelo 18º mês consecutivo, para 1,43%, atingindo o valor mais baixo desde maio de 2023, divulgou esta quinta-feira (31 de julho de 2025) o Banco de Portugal (BdP).

Portugueses entre os europeus que menos viajam nas férias
Em 2024, cerca de 27% da população da União Europeia (UE) com 16 anos ou mais afirmou não ter condições financeiras para passar sequer uma semana de férias fora de casa. Apesar de ainda representar mais de um quarto da população adulta, este valor mostra sinais positivos de recuperação: menos 1,5 pontos percentuais (p.p.) que em 2023 e menos 10,6 p.p. face a 2014.

Ritmo da poupança abranda pelo oitavo mês consecutivo
O 'stock' de depósitos de particulares aumentou 5,2% em junho, em termos homólogos, para 195.814 milhões de euros, desacelerando pelo oitavo mês consecutivo, divulgou o Banco de Portugal (BdP). Em maio, a taxa de variação anual (TVA) – exclui o impacto das variações que não tenham sido motivadas por transações propriamente ditas – tinha sido de 5,6%.

RSI atinge número mais baixo de beneficiários desde 2006
O número de pessoas a receber Rendimento Social de Inserção (RSI) continua a descer, atingindo em 2025 o valor mais baixo desde 2006. Atualmente, o subsídio é atribuído a pouco mais de 172 mil cidadãos e o valor médio mensal ronda os 155,96 euros, segundo dados da execução orçamental consultados pelo Jornal de Notícias.

Portugal resiste entre os países mais livres do mundo em 2025
Pelo 19º ano consecutivo, o estado da liberdade deteriorou-se a nível mundial. A organização de defesa dos direitos humanos Freedom House elabora uma classificação anual do nível de liberdade a nível mundial, que analisa 195 países e 13 territórios. A Finlândia, a Nova Zelândia, a Noruega e a Suécia registam os níveis de liberdade mais elevados do mundo, graças a uma política multipartidária forte e a um sistema judicial independente. A deterioração das instituições democráticas nos Estados Unidos fez com que este país perdesse terreno. Portugal está entre os 15 primeiros países.

Líderes do saber: os países com maiores níveis educacionais
A prosperidade de um país está frequentemente ligada ao nível de educação da sua população em idade ativa. Quanto mais elevado for o nível de educação, maior será a capacidade de produtividade, inovação e maior apoio ao crescimento económico do país. O gráfico de um estudo de 2023 da CBRE Research mostra os países com as populações mais instruídas, medido tanto pelo número como pela proporção de adultos com idades compreendidas entre os 25 e os 64 anos com um diploma universitário ou superior.

Estes são os países que produzem mais cerveja na Europa
A cerveja é uma das bebidas alcoólicas mais antigas e populares em todo o mundo. No pódio estão a Alemanha com 84,88 milhões de hectolitros, Espanha e Polónia. Em Portugal, a produção nacional de cerveja atingiu os 7,554 milhões de hectolitros o que corresponde a 755 400 000 litros desta bebida produzida em território nacional, mantendo-se na 13ª posição, no ranking.

Carros nos EUA: onde são fabricados os modelos mais vendidos?
A indústria automóvel dos Estados Unidos viu as suas cadeias de abastecimento logísticas expostas. Muitos veículos vendidos no país dependem de componentes e processos que cruzam várias vezes as fronteiras do México e do Canadá antes de chegarem ao mercado norte-americano.

As 10 cidades mais populosas da Europa são...
A população das cidades europeias pode variar bastante consoante o critério utilizado para a sua medição — seja contando apenas os residentes no centro urbano ou abrangendo toda a área metropolitana. Cidades como Madrid (6,9 milhões) e Barcelona (5,4 milhões) quase duplicam a população quando se inclui a periferia urbana.

Trabalho infantil desce globalmente, mas não em África
O relatório em conjunto da UNICEF e da Organização Internacional do Trabalho (OIT), divulgado recentemente, revela que a luta global contra o trabalho infantil está, finalmente, a retomar o rumo após alguns anos de retrocesso. No entanto, as duas entidades alertam que, ao ritmo atual, a erradicação total do trabalho infantil até 2030.

Portugal destaca-se na UE pela dependência financeira externa
Entre 2014 e 2020, Portugal foi o país da União Europeia mais dependente dos fundos de coesão para financiar o investimento público, com 90% desse investimento sustentado por esses apoios. Este valor coloca Portugal muito acima da média europeia, que se ficou pelos 14%, segundo o relatório do Tribunal de Contas Europeu.

Adeus Reino Unido, olá Dubai: milionários fazem as malas em 2025
Em 2025, quase 10.000 milionários fizeram as malas rumo aos Emirados Árabes Unidos, atraídos pela combinação de baixos impostos, clima soalheiro e uma vida de luxo. O Dubai, em particular, tornou-se o grande íman da riqueza global, seguido pelos EUA (+7.500), Itália (+3.600) e Suíça (+3.000). Portugal está também no TOP10, encontrando-se na sétima posição (+1.400). O dinheiro move-se, e fá-lo para onde se sente mais confortável do ponto de vista fiscal.

Lisboa no top 40 das cidades com melhor qualidade de vida em 2025
De acordo com o relatório Mapping the World's Prices 2025, elaborado pelo Deutsche Bank Research Institute, Luxemburgo, Copenhaga e Amesterdão são as três cidades com melhor qualidade de vida em 2025.

Portugal no top 3 da igualdade de género na União Europeia
Portugal é um dos três Estados-Membros da União Europeia (UE) com “melhor desempenho na promoção da igualdade entre mulheres e homens”, indicou esta quinta-feira, dia 10 de julho, o organismo nacional responsável pela defesa deste direito consagrado na Constituição.Em comunicado, a Comissão para a C

Construção em Portugal acelera subida de atividade para 2,1% em maio
A atividade da construção em Portugal continua dinâmica, tendo acelerado o crescimento para 2,1% em maio, revela o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Há 2,8 milhões de portugueses com seguro de saúde – número está a cair
De acordo com o estudo Basef Seguros da Marktest relativo ao ano de 2024, cerca de 2,775 milhões de portugueses com 15 ou mais anos beneficiam de um seguro de saúde. Este número representa 30,8% da população residente nesta faixa etária, sendo o valor mais baixo registado desde 2019, quando a taxa se situava nos 30,7%.