Ventura ficou em segundo lugar com 23,52%. Seguro e Ventura vão disputar segunda volta das presidenciais a 8 de fevereiro.
Comentários: 0
Eleições presidenciais 2026
Créditos: eleicoes.mai.gov.pt

Os portugueses foram às urnas este domingo, dia 18 de janeiro, e decidiram. António José Seguro foi o candidato mais votado com 31,11% nas eleições presidenciais de 2026. E em segundo lugar ficou André Ventura com 23,52% dos votos. Como nenhum candidato conseguiu obter a maioria dos votos, Seguro e Ventura vão disputar segunda volta das presidenciais a 8 de fevereiro.

Os resultados provisórios das eleições presidenciais de 2026 divulgados pela Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna revelam que António José Seguro, o candidato apoiado pelo PS, venceu a primeira volta com 31,11% dos votos. Este domingo, Seguro considerou que “venceu a democracia” e “voltará a ganhar a 8 de fevereiro”, apelando aos democratas, progressistas e humanistas para que se juntem à sua candidatura para “derrotar extremismos”.

O segundo candidato mais votado foi André Ventura, com 23,52% dos votos. O candidato presidencial e líder do Chega considerou que só perderá a segunda volta das eleições presidenciais "por egoísmo do PSD, da Iniciativa Liberal ou de outros partidos que se dizem de direita".

O terceiro candidato mais votado foi João Cotrim de Figueiredo, apoiado pela Iniciativa Liberal, com 16% dos votos. Logo a seguir está o independente Henrique Gouveia e Melo, com 12,32%. Luís Marques Mendes, apoiado pelo PSD, ficou em quinto lugar com 11,30% dos votos.

Catarina Martins, do Bloco de Esquerda, conseguiu apenas 2,06% dos votos, enquanto António Filipe, apoiado pelo PCP, arrecadou 1,64%. Jorge Pinto, do Livre, teve apenas 0,68% dos votos, tendo ficado atrás do independente Manuel João Vieira (1,08%).

O candidato menos votado nestas eleições presidenciais foi o independente Humberto Correia (0,08%). Pouco à sua frente ficou o também independente André Pestana da Silva (0,19%), mostram ainda os resultados provisórios.

Não houve, portanto, nenhum candidato que conseguiu obter a maioria dos votos para ser eleito logo na primeira volta. É por isso que Seguro e Ventura, os dois candidatos mais votados, vão disputar segunda volta das presidenciais a 8 de fevereiro (domingo).

*Com Lusa

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Segue o idealista/news no canal de Whatsapp

Whatsapp idealista/news Portugal
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta