
Há 72 anos, em 1942, Marthe de Florian, atriz e celebridade da época, abandonou o luxuoso apartamento no qual vivia em Paris na sequência da ocupação alemã. Florian nem teve tempo para fazer as malas e rumou ao sul do país. E só no ano passado, após a sua morte – aos 91 anos –, foi tornado público o “recheio” existente no imóvel.
Durante mais de 70 anos, esta sofisticada mulher, que teve como amantes personalidades como o antigo primeiro-ministro francês George Clemenceau e o pintor italiano Giovanni Boldini, pagou religiosamente a renda da casa e não permitiu que ninguém entrasse na mesma. De referir que a habitação em causa tem 140 m2 e está localizada numa das melhores zonas da capital francesa, perto do edifício da ópera.

Só depois da sua morte, o “expert” em antiguidades Olivier Choppin-Janvry descobriu o tesouro deixado no interior do imóvel. Entre os objetos encontrados no meio do pó destaque para um boneco do Mickey Mouse construído antes da Segunda Guerra Mundial e para várias obras de arte, entre elas um retrato da atriz assinado por Boldini.

O quadro, cuja autenticidade foi comprovada com a descoberta de uma carta de amor escrita à mão do artista para a atriz, foi leiloado por 2,1 milhões de euros: um record no que diz respeito às obras de arte do pintor italiano.









Para poder comentar deves entrar na tua conta